Monitores de localização são extremamente úteis para ajudar pessoas a encontrar objetos perdidos. Porém, também trazem riscos de segurança ao poderem ser usados para controlar pessoas sem o seu conhecimento. Esse problema tornou-se ainda mais relevante com a introdução do AirTag, levando Apple e Google a trabalharem juntas para enfrentar essa questão.
Na terça-feira, a Apple anunciou que as duas empresas desenvolvem uma especificação para estabelecer as melhores práticas para as empresas que fabricam monitores de localização. Isso permitirá que smartphones iOS e Android detectem e alertem os usuários sobre monitores indesejados na sua proximidade.
“Os monitores Bluetooth trouxeram benefícios significativos aos usuários, mas também o potencial de controlo não autorizado, que exige uma ação conjunta do setor para ser solucionado”, afirma Dave Burke, vice-presidente de Engenharia do Android na Google.
Empresas como Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security e Pebblebee demonstraram apoio à proposta, que inclui contribuições de fabricantes e grupos de defesa da segurança. Apple e Google planejam revisar os comentários e feedbacks coletados nos próximos meses, com o objetivo de ter a especificação pronta até o final de 2023. Posteriormente, ela será implementada nas futuras versões do Android e iOS.
O rastreamento indesejado já era um problema antes do surgimento do AirTag, mas a popularidade dessa categoria aumentou com o lançamento do tracker da Apple, evidenciando o problema com os monitores de localização. A Samsung também lançou o seu próprio tracker e há rumores de que a Google esteja a desenvolver um. Medidas foram tomadas para ajudar os usuários a evitar rastreamento não autorizado, incluindo um aplicativo dedicado ao AirTag para Android.
“Um elemento-chave para reduzir o uso indevido é uma solução universal no nível do sistema operacional, capaz de detectar monitores fabricados por diferentes empresas nos diversos smartphones utilizados diariamente”, afirma Alexandra Reeve Givens, presidente e CEO do Centro para Democracia e Tecnologia. “Elogiamos a Apple e a Google por sua parceria e dedicação ao desenvolvimento de uma solução unificada para melhorar a detecção.”
Outros artigos interessantes: