O TikTok está a revolucionar a forma como as pessoas planeiam e descobrem viagens, com a comunidade a utilizar cada vez mais a plataforma para encontrar inspiração, destinos de férias, restaurantes, atrações e muito mais.
Com hashtags como #TravelTok a atingir mais de 8,8 mil milhões de visualizações e o #TikTokMadeMeBookIt a alcançar cerca de 121 milhões de visualizações, a importância da comunidade na partilha de destinos através de conteúdos autênticos e sem filtros fica evidente.
A plataforma que inspira viagens e escolhas
Segundo o Marketing Science EU Travel Vertical Research realizado pela Walnut Unlimited, a plataforma tem-se tornado uma fonte de inspiração para os amantes de viagens. Os dados mostram que 74% dos utilizadores consideram os conteúdos de viagens na plataforma criativos e 72% os acham interessantes. Além disso, 77% dos inquiridos destacam o papel da rede social na descoberta de destinos ou produtos relacionados com viagens.
Stuart Flint, Head of Global Business Solutions for Europe at TikTok, afirma que quase 50% dos utilizadores compraram um produto relacionado com férias ou viagens após serem inspirados por conteúdos visualizados na plataforma, sendo que 74% dessas compras não foram planeadas. Flint acrescenta que isso cria uma oportunidade incrível para as marcas de viagens e organizações de turismo alcançarem novos públicos.
Cultura e património em destaque
O TikTok tem contribuído para a descoberta e promoção do património cultural, com 58% dos utilizadores europeus a usufruírem de experiências culturais offline após terem acesso a estas através da plataforma. Hashtags como #AncientGreece, com 550 milhões de visualizações, demonstram o interesse dos utilizadores em expressões culturais, como arte, literatura, museus e arquitetura.
Criadores e cultura no TikTok
A plataforma tem se reinventado ao facilitar a aprendizagem de temas culturais, com a hashtag #TikTokCulture a atingir 46 milhões de visualizações. Criadores de diversos países têm utilizado o TikTok para mostrar a beleza dos lugares gregos, como os portugueses @miguellmagalhaes e @marianaguerramusic.
Stuart Flint sublinha que os vídeos dos criadores no TikTok são um diário de viagem único do património histórico e cultural grego, que renova mitos antigos e impulsiona a popularidade deste país com um legado de influência sem paralelo na civilização global.
Vale lembrar que a plataforma de partilha de vídeos curtos, propriedade da ByteDance, tem estado na mira dos reguladores de diversos países, em virtude de problemas relacionados com a privacidade de dados dos utilizadores.
Outros artigos interessantes: