Estará a CP à beira de uma nova vida. A CP-Comboios de Portugal registou lucros pela primeira vez na sua história e estará a dias de ficar sem a sua dívida histórica.
Pela primeira na sua história, a CP registou resultados positivos, tendo o lucro ascendido a 8 milhões de euros, de acordo com a transportadora. Em comunicado, a CP afirma que “o inédito resultado líquido positivo de oito milhões de euros simboliza um avanço de 22 milhões de euros em comparação com 2021.”
Para a empresa, o lucro é particularmente significativo “num contexto de aumento expressivo dos custos com energia para a tração dos comboios” que representaram um aumento de mais de 28,5 milhões de euros em apenas um ano”.
Em simultâneo, o governo afirma preparar-se para sanear a dívida histórica da CP que ascende a 1,81 mil milhões de euros. O perdão desta dívida implica uma notificação a Bruxelas, para provar que não se trata de uma ajuda ilegal do Estado à transportadora. Essa notificação deverá estar por dias.
Com a dívida histórica saneada, a CP pode começar o processo de compra dos comboios de alta velocidade que farão parte da sua oferta. Esta é uma que demora muitos anos e que será lançada até ao final do ano, altura em que se prevê seja lançado o concurso para a nova linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto.
Outros artigos interessantes: