A Fórmula 1 confirmou uma mudança radical no calendário dos fins de semana com corridas sprint, e para começar já este fim de semana em Baku, no Grande Prémio do Azerbaijão. O fim de semana deixa de ter muito espaço para testes e ser totalmente focado nos resultados.
Nos grandes prémios em que existem corridas sprint o horário é completamente alterado. Passa a haver apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira. Depois isso, é qualificar e correr.
Os pilotos têm a sessão de qualificação para o Grande Prémio ainda na sexta-feira, pouco tempo depois dos treinos livres. Mas ao sábado tudo muda, com a introdução de uma qualificação para a corrida de sprint, a chamada Sprint Shootout, e a corrida de sprint propriamente dita que não terá impacto na corrida do Grande Prémio, ao domingo
A Fórmula 1 decidiu que o Sprint Shootout tem o formato da qualificação tradicional, mas com tempos mais curtos. A SQ1 decorre durante 12 minutos, a SQ2 durante 10 minutos e a SQ3 durante oito minutos. Os pneus novos são obrigatórios para cada fase, com os médios para a SQ1 e SQ2, e os macios para a SQ3.
Além do Grande Prémio do Azerbaijão, haverá corridas sprint em mais cinco grandes prémios: Áustria (Red Bull Ring), Bélgica (Spa-Francorchamps), Qatar (Lusail Circuit), Estados Unidos (Circuit of The Americas) e São Paulo (Interlagos).
Outros artigos interessantes: