Nos últimos anos, o mundo financeiro passou por um desenvolvimento revolucionário e pelo surgimento da mais recente inovação chamada criptomoeda. A moeda digital estabeleceu um novo padrão com seu conceito promissor. Novos modelos para empresas foram criados desde que o conceito de tokenização foi concebido.
O que é Tokenização?
Basicamente, a tokenização é simplesmente a criação de tokens como um meio de dados, fornecendo um equivalente não significativo a um pedaço de dado significativo. A tokenização não é uma coisa nova. Na verdade, ela existia mesmo antes da era das criptomoedas. Durante um longo período, os tokens já eram usados como representação de dinheiro. Por exemplo, os cassinos substituem o dinheiro real por fichas. Outras formas de tokens são moedas e cédulas.
Em 2001, a TrustCommerce foi a primeira a tentar a tokenização no mundo digital, a fim de proteger os detalhes sensíveis de cada uso de cartão de crédito. No entanto, como só pode ser acessado online, permanece suscetível à violação, hacking e roubo de informações.
No mundo das criptomoedas, existem duas classificações de tokens, a saber – tokens de segurança e tokens de utilidade. Este artigo lhe dará informações básicas sobre estes tokens e enumerará suas diferenças; sempre faça sua própria análise para obter mais informações.
Benefícios da Tokenização
Segurança
A Tokenização utiliza criptografia, o que torna os dados seguros e protegidos. A criptografia permite o armazenamento de informações pessoais ou confidenciais que restringem qualquer pessoa de baixar os dados online. Você só pode ter acesso aos seus dados usando uma chave privada ou a chamada chave de decodificação.
Transparência
A tecnologia de blockchain das criptomoedas é conhecida por sua transparência. Uma rede peer-to-peer permite a qualquer pessoa visualizar a fonte, assim como as transações que estão sendo feitas. Não ter um servidor central como ponto principal de ataques online aumenta a confiança dos usuários. Isto também ajuda a evitar violações online, hacking, fraude e roubo.
Imutabilidade
A tecnologia blockchain armazena informações e estes dados são imutáveis, o que significa que não podem ser falsificados, alterados, removidos ou corrigidos por ninguém.
Automação
A maioria das criptomoedas como o Ethereum utiliza contratos inteligentes que permitem transações automatizadas que não requerem a presença de quaisquer intermediários ou terceiros.
O que é um token de segurança? Também conhecido como token de patrimônio ou token de investimento, uma token de segurança refere-se ao token baseado na tecnologia de blockchain que utiliza criptografia que oferece sofisticados recursos de segurança. Ele serve como uma representação de uma ação de uma empresa que emite o token. Além das características de segurança, os investidores que compram ou investem em tais tipos de tokens também se beneficiarão de uma maior proteção contra fraudes, uma vez que estes tokens são regulamentados pelo governo, particularmente pela Comissão de Segurança de Câmbio nos Estados Unidos (SEC). Os investidores esperam lucros e retornos através do esforço de um terceiro ou promotor. Os tokens de segurança são administrados por blockchains de criptomoedas. Por exemplo, o Ethereum é usado para distribuir os tokens de segurança. Outras formas são tokens de hardware como chips e tokens USB que podem ser inseridos e executados conectando-os às portas USB. Há também tokens Bluetooth.
O que é um token de utilidade? Um token de utilidade refere-se ao token de usuário. Possuir um token de utilidade lhe dá acesso a cupons digitais que são resgatáveis no futuro por um preço com desconto ou mesmo condições especiais para produtos e serviços. Além disso, os tokens de utilidade não são um investimento, pois não são regulamentados pela lei ou pelo governo. Bilhetes de transporte público ou certificados, ou cartões de presente são exemplos comuns de tokens de utilidade. No mundo das criptomoedas, o Bitcoin é considerado um símbolo de utilidade, pois não é de propriedade, valorizado ou controlado pelo governo, podendo ser adquirido em plataformas criptográficas (por exemplo, crypto-genius.io/pt) para futura compra de produtos e serviços.
Tokens de Segurança vs. Tokens de Utilidade
Um token de segurança é uma forma legal de investimento ou propriedade de um ativo digital verificado em blockchain. Por outro lado, os tokens de utilidade servem a um propósito específico e são usados para o resgate de produtos e serviços especiais, bem como um privilégio de tratamento preferencial para a prestação de serviços em um ecossistema. A avaliação do token de segurança é determinada pela empresa que emitiu os tokens. Com os tokens de utilidade, uma empresa não tem relação com seu valor. Devido à regulamentação dos tokens de segurança, eles têm menor potencial de fraude ou golpe em comparação com os tokens de utilidades que não contam com regulamentações.
Tokens de segurança ou Tokens de utilidade. Qual deles é melhor? Bem, estes dois tipos de tokens são criados para beneficiar os usuários, mas ambos servem a propósitos totalmente diferentes.
Outros artigos interessantes: