Al Pacino recusou participar em Star Wars, depois de ter lido o guião. O ator, de 82 anos, revelou ter recusado o papel de Han Solo.
Numa palestra, Al Pacino afirmou a propósito: “Dei uma carreira a Harrison Ford”, que até aí apenas fizera pequenos papeis em várias produções, mas que continuava a ser carpinteiro.
Pacino afirma que nessa altura recusou muitos papeis. “Eu tinha acabado de ter êxito e toda a gente me oferecia papeis para filmes. Era o miúdo novo… sabes o que acontece quando ficas famoso. Toda a gente diz: ‘Dá o papel ao Al’. Ter-me-iam dado o papel de Rainha Isabel”.
O veterano ator lembrou o episódio: Eles deram-me um guião chamado ‘Star Wars’. … Ofereceram-me tanto dinheiro, não o compreendo. Li o guião e então disse que não o podia fazer. Dei uma carreira a Harrison Ford”.
A verdade é que antes de dar corpo a Han Solo, a carreira de Harrison Ford ainda não descolara e o ator, que já tinha 34 anos, ganhava a vida fundamentalmente como carpinteiro, mas sem nunca largar o sonho de ser uma estrela. Já tinha tido pequenos papeis em filmes como Apocalipse Now ou American Grafitti.
Como Harrison Ford entrou em Star Wars
Fred Roos, um diretor de casting de Hollywood para quem Harrison Ford já tinha feito trabalhos de carpintaria foi mantendo-o por perto e convencendo realizadores a dar-lhe pequenos papeis.
Quando George Lucas começou a escolher os atores para o primeiro filme da saga Star Wars tinha apenas uma certeza. Não queria nenhum dos atores principais de American Grafitti, que tinha sido um grande êxito, para que o seu novo projeto não fosse apelidado de “American Grafitti no espaço” e perdesse relevância. Nomes como Richard Dreyfus, Paul Le Mat ou Cindy Williams estavam fora de questão.
É nesse contexto que aparece o nome de Al Pacino para interpretar Han Solo. Mas a estrela de Serpico recusa e é necessário fazer castings.
Nessa época, Harrison Ford estava a fazer uma porta em casa de Fred Roos, quando George Lucas apareceu. “Foi absolutamente acidental”, diria Roos.
George Lucas chamaria Harrison Ford para os castings, mas apenas para contracenar com as estrelas que estava a pensar para interpretar Han Solo, os atores Kurt Russell, Christopher Walken e Nick Nolte. Mas Harrison Ford revelou ser carismático, ficou com o papel e o resto é história.
Outros artigos interessantes: