As redes privadas virtuais (VPNs) destacam-se como uma das soluções mais eficazes para garantir a proteção da tua identidade e dados na Internet. Com uma VPN, é possível esconder o teu endereço IP, encriptar as tuas atividades online e contornar restrições geográficas. Tudo isso contribui para uma maior liberdade, privacidade e controlo enquanto navegas na web.
No entanto, o uso de VPNs também apresenta algumas desvantagens. Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos utilizadores é a diminuição da velocidade da Internet quando estão ligados a um servidor VPN. Uma ligação lenta pode aumentar o tempo de carregamento de vídeos ou downloads de torrents, o que não é o ideal.
Reunimos 9 métodos que podem ser adotados pelos utilizadores para aumentar a velocidade da Internet ao utilizar uma ligação VPN. Mas antes de abordarmos as formas de melhorar a velocidade da tua conexão, vamos primeiro perceber por que motivo a tua Internet pode ficar mais lenta ao usar um servidor VPN.
Por que motivo o uso de uma VPN pode reduzir a velocidade da Internet?
Uma VPN funciona ao encaminhar a tua atividade na Internet através de um túnel encriptado até um servidor externo. Redirecionar o teu tráfego através de um servidor VPN externo aumenta a segurança e a privacidade, evitando que outras partes, como o teu provedor de serviços de Internet (ISP) ou o governo, espiem a tua atividade online ou revelem o teu endereço IP.
No entanto, o processo de encriptação e redirecionamento também aumenta o tempo necessário para os pacotes de Internet viajarem do teu dispositivo ao destino. Como resultado, é provável que enfrentes uma redução na velocidade da tua conexão à Internet ao usar uma VPN.
Normalmente, essa redução na velocidade da Internet não deveria ser significativa. Mas se enfrentas constantemente uma ligação VPN lenta, talvez seja hora de experimentar alguns dos métodos listados abaixo para tornar a tua VPN mais rápida.
Como aumentar a velocidade da Internet ao usar uma VPN
Os métodos abaixo devem ajudar a melhorar a velocidade de conexão VPN lenta para a maioria dos utilizadores. Em alguns casos, pode ser necessário experimentar uma combinação de dois ou mais métodos para melhorar a velocidade da tua VPN.
1. Opta por um servidor VPN diferente
Como mencionado anteriormente, uma VPN encaminha os teus dados encriptados para um servidor externo antes de os enviar para o destino final. Quanto maior a distância entre o servidor e a tua localização, mais tempo demora a transmissão de dados.
Portanto, uma forma simples de aumentar a velocidade da tua VPN é mudar de servidor e escolher um que esteja mais próximo da tua localização geográfica. Ao optar pelo servidor mais próximo, diminui a distância que os teus dados precisam percorrer, melhorando a velocidade da Internet.
VPNs premium, como a ExpressVPN e a NordVPN, geralmente selecionam os servidores mais rápidos disponíveis para a tua localização. Deves considerar mudar de servidor VPN apenas se quiseres aceder a conteúdos indisponíveis na tua área ou exclusivos de uma região específica.
Por vezes, a tua velocidade pode não melhorar mesmo selecionando o servidor mais próximo. Isso pode acontecer devido à alta carga no servidor. Nestas situações, escolhe um servidor diferente e menos congestionado para obter uma conexão mais rápida. Um servidor em outro país também permite aceder a conteúdos com restrições geográficas.
2. Altera os teus protocolos VPN
Um protocolo VPN refere-se ao sistema responsável por encriptar os teus dados antes de os enviar para um servidor externo. O protocolo que utilizas afeta o nível de segurança, privacidade e a velocidade da VPN.
O protocolo OpenVPN é o mais utilizado pelos fornecedores de VPN. Oferece encriptação de alto nível para proteger a tua atividade online. No entanto, essa encriptação forte pode prejudicar a velocidade da tua ligação à internet.
Outros protocolos, como PPTP e WireGuard, dão prioridade à velocidade de ligação, com menor ênfase na segurança. O protocolo WireGuard, o qual é à prova de futuro, combina segurança e maior velocidade, oferecendo o melhor dos dois mundos.
Portanto, outra forma de aumentar a velocidade da Internet ao usar uma VPN é alterar as configurações do protocolo. A maioria dos fornecedores de VPN que aparecem nos nossos rankings das melhores VPNs oferece a possibilidade de alternar entre diferentes protocolos. Se procuras um fornecedor de VPN que suporte o protocolo WireGuard, a NordVPN é uma boa opção.
A NordVPN também suporta vários protocolos, por isso é necessário saber como alterá-los para obter as velocidades máximas.
Segue os passos abaixo para mudar para WireGuard na NordVPN:
- Clica no ícone de configurações na aplicação da NordVPN. Num computador, o ícone costuma estar no canto superior direito. Nos dispositivos móveis, deve estar no canto inferior esquerdo do ecrã.
- Acede ao separador “Auto-connect” no teu portátil e ao separador “VPN Connection” no teu dispositivo móvel.
- Desativa a seleção automática do protocolo VPN e do servidor.
- Seleciona NordLynx no menu.
Também podes experimentar alterar algumas configurações dentro de cada protocolo individual. Isso inclui, por exemplo, alterar a porta usada por padrão pelo teu serviço VPN. A porta 443 é recomendada, pois é usada para tráfego web encriptado e raramente enfrenta limitações de largura de banda por parte do teu ISP.
3. Ativa a divisão de túnel
A maioria dos serviços VPN, por padrão, cria um túnel e encripta o tráfego da internet de todas as aplicações e software instalados no teu dispositivo. Se estiveres a utilizar várias aplicações que consomem muita largura de banda, a velocidade da tua conexão será provavelmente mais lenta.
Felizmente, a maioria dos fornecedores de VPN oferece uma solução integrada que te permite escolher quais os sites, aplicações e redes que queres que passem pela VPN e quais os que gostarias de aceder diretamente. Isto é conhecido como divisão de túnel.
Ao escolheres criar um túnel apenas para o tráfego de aplicações com implicações de privacidade, como a tua aplicação de e-mail, podes aumentar a velocidade da VPN sem comprometer a segurança. Segue os passos abaixo para ativar a divisão de túnel na Surfshark:
- Abre a aplicação da Surfshark e clica em Recursos.
- Seleciona Whitelist no menu, que deve estar à esquerda do teu ecrã.
- Ser-te-ão apresentadas duas opções: “Route via VPN” e “Bypass VPN“. Ativando a primeira opção, podes selecionar quais as aplicações que serão encaminhadas através da VPN. A segunda opção permite a divisão de túnel inversa, o que significa que podes restringir certas aplicações de funcionar através da VPN.
- Também podes usar a opção “Bypass VPN” em Website/IP address para ativar a divisão de túnel inversa para URLs.
4. Opta por um fornecedor de VPN diferente
Alguns fornecedores de VPN podem não conseguir fornecer velocidades rápidas na tua localização, mesmo após mudares de servidores e protocolos. Nestes casos, talvez seja necessário mudar o serviço VPN que estás a utilizar.
Fizemos testes de velocidade com alguns dos melhores VPNs para identificar os mais rápidos. A Surfshark destacou-se como a VPN com as melhores velocidades para servidores próximos e distantes. Na verdade, a Surfshark ofereceu velocidades de VPN mais rápidas para alguns servidores estrangeiros em comparação com os locais, o que é simplesmente impressionante.
Outras duas VPNs que oferecem velocidades de internet relativamente rápidas são a ExpressVPN e a NordVPN. Ambas estão entre as nossas VPNs mais bem classificadas. Assim, podes escolher qualquer uma delas sem te preocupares muito com problemas de velocidade. Até podes experimentar a Surfshark, ExpressVPN e NordVPN usando a garantia de devolução do dinheiro sem te comprometeres com uma subscrição completa. Descobre qual funciona melhor para ti e aproveita!
Nesta fase, já abordamos todas as alterações que podes fazer nas configurações do teu VPN para obter velocidades mais rápidas. Se nenhuma destas funcionou para ti, então talvez seja hora de considerar fazer alterações nas configurações do teu dispositivo ou router.
5. Muda de uma conexão sem fio para uma conexão com fio
Não há dúvida de que o Wi-Fi é a forma mais popular de se conectar à internet hoje em dia. Podes aceder à web de qualquer lugar da tua casa sem o incómodo de fios e cabos. No entanto, sabias que as velocidades que obténs em conexões sem fio são geralmente mais lentas do que numa conexão com fio?
Isto acontece porque os pacotes de dados viajam entre o teu dispositivo e o router através de sinais de rádio, que são propensos a interferências e interrupções. A perda de pacotes afetará a velocidade da conexão. Além disso, as conexões sem fio usam um canal compartilhado para transmitir dados para vários dispositivos ao mesmo tempo, tornando a tua internet mais lenta.
Se o teu dispositivo tiver portas Ethernet e tiveres um cabo Ethernet em casa, então provavelmente é uma boa ideia usar uma conexão com fio para obter velocidades de internet mais rápidas.
6. Fecha aplicações desnecessárias em segundo plano
A qualquer momento, é provável que existam várias aplicações e programas a funcionar silenciosamente em segundo plano no teu dispositivo. Embora essas aplicações não apareçam na interface de utilização, elas ainda consomem poder de processamento e largura de banda.
Se tiveres várias aplicações em execução em segundo plano, a velocidade da tua ligação será bastante lenta. É por isso que é importante verificar ocasionalmente as aplicações em segundo plano e fechar as que não são necessárias. Fazer isso regularmente deve ajudar a aumentar a velocidade da VPN.
Normalmente, podes fechar aplicações e processos em segundo plano usando o Gestor de Tarefas no Windows e o Monitor de Atividade num Mac. Mas tem cuidado ao fazer isso, pois alguns processos são essenciais para manter o teu sistema em funcionamento. Abaixo fornecemos passos detalhados para fechar aplicativos em segundo plano no Windows:
- Pressiona Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas.
- Ser-te-á apresentada uma lista de aplicativos e processos em segundo plano em execução no teu computador
- Escolhe a aplicação ou processo que desejas fechar e clica em Terminar Tarefa.
- Tem cuidado ao fechar processos em segundo plano, pois isso pode afetar a funcionalidade do teu dispositivo. Não feches processos do Windows!
7. Desativa temporariamente o teu antivírus e firewall
Normalmente, não recomendamos que os nossos leitores desativem o antivírus e a firewall. Ambos são cruciais para manter o teu sistema seguro. Desativá-los torna-te mais vulnerável a ser afetado por elementos maliciosos, como vírus, worms, keyloggers e trojans.
No entanto, se estiveres a baixar algo de uma fonte confiável e precisares de aumentar um pouco a velocidade da tua ligação VPN, podes considerar desativar temporariamente o teu antivírus e firewall. Todo o tráfego que passa pelo teu computador é filtrado pelo antivírus para detetar elementos maliciosos. Isso pode ter um impacto na velocidade da tua conexão. Segue os passos abaixo para desativar o firewall do Windows Defender no teu computador Windows.
- Pesquisa por “Windows Defender” usando o ícone de pesquisa na barra de tarefas.
- Abre o aplicativo Defender e seleciona “Firewall e proteção de rede”
- Aqui verás o status da tua firewall em Redes Públicas, Redes Privadas e Redes de Domínio.
- Podes clicar em cada uma para desativar a firewall. Lembra-te de que terás de fornecer permissão de Controlo de Conta de Utilizador para desativar a tua firewall.
Em qualquer outra situação, por favor, não desligues o teu antivírus. É melhor sacrificar velocidades mais altas por maior segurança e proteção.
8. Reinicia o teu dispositivo
Reiniciar ou desligar e ligar novamente um dispositivo quando funciona mal é provavelmente uma das soluções mais populares. Tenho certeza de que já pressionaste o botão de reiniciar no teu computador ou dispositivo móvel para resolver problemas que estavam a enfrentar.
Bem, não há motivo para que o mesmo truque não possa ser usado para acelerar a tua ligação à internet quando usas uma VPN. Um reinício ajuda a resolver erros internos do sistema que podem estar a diminuir a velocidade da tua ligação.
Podes também considerar reiniciar o teu router, além do teu computador ou dispositivo móvel, para ver se isso faz alguma diferença.
9. Verifica novamente a tua ligação à internet
Se nenhuma das etapas anteriores ajudou a melhorar a velocidade da tua ligação VPN, talvez o problema esteja no próprio serviço de internet. Mesmo uma VPN premium não te pode proporcionar altas velocidades numa ligação lenta à internet.
Podes verificar se o problema está na tua conexão à internet fazendo um teste de velocidade. Se as velocidades forem inferiores ao que normalmente tens ou ao que o teu ISP prometeu, então é um sinal claro de que a tua conexão de rede está a funcionar abaixo do ideal.
Reiniciar o teu router às vezes pode resolver problemas de conectividade subjacentes e aumentar a tua velocidade. Mas se o problema persistir, talvez seja necessário falar com o teu ISP ou mudar para um plano de internet com maior largura de banda.
Outros artigos interessantes: