A Netlist, uma empresa especializada em memória para computadores, conseguiu na passada sexta-feira que um júri federal no Texas lhe atribuísse uma indemnização de mais de 303 milhões de dólares (cerca de 273 milhões de euros) por infração de várias patentes por parte da Samsung Electronics. Estas patentes estão relacionadas com melhorias no processamento de dados.
Depois de um julgamento de seis dias em Marshall, Texas, o júri concluiu que os “módulos de memória” da Samsung para computação de alto desempenho violaram intencionalmente todas as cinco patentes que a Netlist acusava a gigante sul-coreana de tecnologia de infringir.
Os representantes das empresas não responderam de imediato aos pedidos de comentário. As ações da Netlist subiram 21% após o veredicto na tarde de sexta-feira.
A Netlist, com sede em Irvine, Califórnia, processou a Samsung em 2021, alegando que os produtos de memória da Samsung utilizados em servidores de computação em nuvem e outras tecnologias intensivas em dados violavam as suas patentes. A Netlist afirmou que as suas inovações aumentam a eficiência energética dos módulos de memória e permitem aos utilizadores “extrair informações úteis de grandes quantidades de dados num menor espaço de tempo”.
Um advogado da Netlist disse ao júri que a Samsung se apropriou indevidamente da sua tecnologia patenteada de módulos após as empresas terem colaborado noutro projeto, segundo a transcrição do tribunal.
A Netlist tinha pedido ao júri uma indemnização de 404 milhões de dólares (cerca de 364 milhões de euros). A Samsung argumentou que as patentes eram inválidas e que a sua tecnologia funcionava de maneira diferente das invenções da Netlist.
Entretanto, noutras notícias, foi divulgado que a Samsung Electronics estaria a ponderar substituir o Google pelo Bing, da Microsoft, como motor de busca padrão nos seus dispositivos. O relatório, publicado pelo New York Times no fim de semana, destaca os crescentes desafios enfrentados pelo negócio de motor de busca do Google, no valor de 162 mil milhões de dólares (cerca de 145 milhões de euros) por ano, face ao Bing — um concorrente menor que ganhou destaque recentemente após a integração da tecnologia de inteligência artificial por trás do ChatGPT.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: