Os rumores sobre o próximo lançamento da Samsung, o Galaxy S24, têm sido constantes. A mais recente notícia sugere que o Galaxy S24 Ultra poderá oferecer menos câmaras do que o seu antecessor, o Galaxy S21 Ultra, mas terá um GPU significativamente mais rápido do que o iPhone 15.
No entanto, a informação mais recente que tem circulado é que a Samsung pode estar a trabalhar numa forma de melhorar a vida útil da bateria do Galaxy S24 Ultra, trazendo tecnologias de carros elétricos para os seus smartphones. De acordo com um relatório da The Elec, a Samsung SDI, o departamento responsável pelo desenvolvimento e fabrico de baterias de iões de lítio, pode estar a planear utilizar uma tecnologia de aumento de capacidade utilizada em células de carros elétricos nas suas baterias de smartphones e tablets Galaxy.
Esta técnica, conhecida como “empilhamento”, envolve o empilhamento apertado de componentes da bateria, como cátodos e ânodos, para melhorar a densidade de energia. Esta técnica de empilhamento permitirá que a Samsung aumente a capacidade da bateria dos seus smartphones Galaxy, e poderá estar implementada já no próximo modelo, o Galaxy S24 Ultra.
Segundo a The Elec, a Samsung SDI trabalha com duas empresas chinesas para desenvolver esta nova tecnologia de baterias. A utilização desta técnica permitirá um aumento de capacidade para os smartphones Galaxy, com a Samsung a poder acrescentar 10% de capacidade na mesma pegada do Galaxy S23 Ultra, que conta atualmente com uma bateria de 5.000 mAh.
Além disso, a utilização do método de empilhamento para todas as baterias poderá oferecer uma forte concorrência à LG Energy, rival da Samsung, que também utiliza a mesma técnica.
A Samsung SDI irá desenvolver o equipamento necessário para o empilhamento das baterias na sua fábrica em Cheonan, na Coreia do Sul. Enquanto isso, as empresas chinesas estão a criar escritórios na Coreia do Sul para terem uma comunicação mais eficaz com a Samsung SDI.
A utilização de tecnologia de baterias de carros elétricos pode ser a próxima grande mudança na área das baterias de smartphones, permitindo uma maior capacidade e vida útil da bateria.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: