O cineasta português João Canijo venceu o prémio de Melhor Realizador no festival de cinema internacional do Uruguai, pelo seu filme “Mal Viver”.
Esta é a segunda distinção internacional para João Canijo com “Mal Viver”. O realizador já tinha sido distinguido com o prémio Urso de Prata no Festival Internacional de Berim.
Agora, ao atribuir o prémio de Melhor Realizador a João Canijo, o juri do Festival de Cinema Internacional do Uruguai destaca “a composição obsessiva do enquadramento e o desenvolvimento de um conceito sonoro não menos meticuloso são as marcas de um realizador que tem uma ideia de cinema e uma forma de o realizar rodado a rodado. A força formal está ao serviço da exploração da psique de uma mulher numa crise radical que afeta todos os seus elos essenciais. Os mecanismos dramáticos transferem a experiência das personagens quase diretamente para o espectador, um efeito cansativo, mas esteticamente admirável”.
“Mal Viver” estreia nas salas portuguesas a 11 de maio, contando com a participação das atrizes Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, e ainda dos atores Nuno Lopes e Rafael Morais.
Outros artigos interessantes: