Para muitas pessoas em todo o mundo, a era dourada dos videojogos não chegou nos anos 70; chegou nos anos 80. Foi a década em que o Sega Genesis, o Nintendo Entertainment System e o Nintendo Game Boy foram lançados.
Os anos 80 apresentaram alguns dos melhores jogos de arcade já criados, muitos dos quais continuam a lançar sequelas décadas depois. Os dez jogos nesta lista são alguns dos mais importantes de todos os tempos, pois o seu impacto não moldou apenas os anos 80; construiu a indústria dos videojogos.
#10 Street Fighter (1987)
No final da década, inovações nos processadores gráficos tornaram o jogo de luta competitivo um dos maiores atrativos para as arcadas. Surgiram ao longo da década, mas o título que mais influenciou o género foi o Street Fighter. O jogo da Capcom foi lançado em 1987 e estabeleceu o padrão para todos os jogos de luta que se seguiram.
O jogo foi dirigido pelo designer de Kung-Fu Master, Takashi Nishiyama, que queria explorar um jogo de luta centrado em batalhas contra chefes. O conceito deixou para trás o estilo “beat ‘em up”, então os jogadores já não precisavam enfrentar hordas de lacaios para chegar à verdadeira batalha.
Street Fighter teve sucesso, e o seu impacto pode ser visto em praticamente todos os jogos de luta que vieram depois. Estabeleceu convenções encontradas nos jogos de luta de hoje, sendo o uso do controlo de seis botões para o jogador o mais importante.
Foi bem-sucedido, embora empalideça em comparação com a sua sequela. Street Fighter II (1991) é um jogo infinitamente melhor do que o seu antecessor. No entanto, não surgiu do nada. Embora Street Fighter possa não ser considerado um clássico como a sua sequela, a sua importância no género de luta é inegável.
#9 Final Fantasy (1987)
Antes de os jogadores terem a chance de jogar Final Fantasy, eles tinham várias opções quando se tratava de jogos de RPG. Afinal, foi uma entrada relativamente tardia no gênero, mas isso não significa que não foi importante. Na verdade, muitos jogadores argumentariam que é o RPG mais importante a ser lançado no NES e, possivelmente, na década de 1980.
No jogo, quatro jovens Guerreiros da Luz, cada um representando um dos quatro elementos do mundo por meio de cristais elementais, devem restaurar a sua luz. Os cristais foram escurecidos pelos quatro Campos Elementais, e a busca para derrotá-los leva o jogador a todo o mundo.
Final Fantasy apresentou algumas inovações no gênero, mas não é por isso que é tão importante. No ano anterior ao lançamento de Final Fantasy para o NES, Dragon Quest quebrou recordes no Japão com mais de dois milhões de cópias vendidas. O jogo foi intitulado Dragon Warrior para o mercado norte-americano, mas não causou grande impacto.
Em contraste, Final Fantasy fez um enorme sucesso na América do Norte, ao conseguir atrair jogadores americanos muito melhor do que os seus predecessores. Final Fantasy ajudou a popularizar os RPGs fora do Japão, e o impacto disso pode ser visto em todos os RPGs lançados nos últimos 30 anos.
#8 SimCity (1989)
No final dos anos 1980, Will Wright dedicou muito tempo trabalhando em livros didáticos de economia, arquitetura e planejamento urbano no mundo dos videojogos. Isso aconteceu quando os jogos de simulação estavam no seu início, e a maioria dos jogadores estava mais interessada nos últimos jogos de luta ou RPGs.
Apesar disso, o SimCity de Wright acabaria por entreter milhões de pessoas que provavelmente nunca imaginaram que poderiam se interessar por uma simulação de construção de cidades. É basicamente isso que o SimCity é, mas levou algum tempo para ser publicado. Por ser tão diferente de tudo o mais, Wright passou quase quatro anos procurando um editor.
Quando a Brøderbund finalmente concordou em distribuir o jogo, ele não vendeu bem. Demorou um pouco, mas acabou conquistando público, principalmente através de análises de jogos e boca a boca. Até 1991, havia sido adaptado para o Super NES, onde explodiu em popularidade, vendendo quase dois milhões de cópias. Claro, isso foi apenas o começo.
O sucesso do SimCity levou à criação de uma franquia, que eventualmente resultou em The Sims, uma das franquias de jogos mais vendidas de todos os tempos. Além disso, o SimCity foi creditado por inspirar pessoas a trabalhar no planejamento urbano, na política, na gestão de transportes e em outras áreas.
#7 Prince Of Persia (1989)
Em 1989, os gráficos dos videojogos evoluíram para melhor representar formas complexas como corpos humanos. Isso permitiu que os designers de jogos tirassem proveito das ferramentas disponíveis para criar jogos com aparência mais realista. O primeiro título a fazer isso foi Prince of Persia, de Jordan Mechner, para o Apple II.
Prince of Persia é considerado o primeiro plataforma cinematográfico e usou uma grande quantidade de inovação no seu desenvolvimento. Mechner utilizou a técnica de rotoscopia para transferir movimentos filmados e reproduzi-los como personagens na tela. Esse processo evoluiria ao longo dos anos 90 com jogos como Mortal Kombat (1992) e em usos modernos da tecnologia de captura de movimento.
As inovações gráficas do Prince of Persia mudaram completamente a animação dos videojogos para sempre, oferecendo movimentos mais realistas. O jogo chegou ao Apple II perto do final da sua vida útil, então não obteve sucesso imediato. Levou algum tempo e adaptações para outros sistemas, mas o jogo acabou encontrando sucesso, gerando uma franquia.
Prince of Persia é amplamente considerado um dos melhores videojogos de todos os tempos. Os seus gráficos inovadores, jogabilidade envolvente, mecânicas de plataforma e excelente história envolveram os jogadores na experiência de jogar. Todos os jogos de plataforma cinematográficos que vieram depois devem muito às inovações feitas por Prince of Persia, de Mechner.
#6 Duck Hunt (1984)
Na superfície, Duck Hunt não é um jogo incrivelmente detalhado ou complicado. Claro, é divertido, mas além de irritar o jogador toda vez que o cachorro aparece para rir da sua má pontaria, o que fez para a indústria? Acontece que Duck Hunt fez muito, mas não por ser o primeiro jogo de tiro (não foi).
Duck Hunt provou que os jogos de tiro poderiam funcionar em casa, algo que ninguém pensava ser possível antes da Nintendo lançar o NES Zapper. Antes de Duck Hunt, a única maneira de um jogador interagir com os seus jogos em casa era através de um joystick ou teclado, mas isso mudou em 1984.
O Zapper ofereceu algo novo, dando aos jogadores uma maneira de se imergir nos jogos que estavam jogando. Havia outros jogos lançados no NES que usavam o Zapper, incluindo Hogan’s Alley e Wild Gunman, mas nenhum tem o legado ou impacto duradouro como Duck Hunt.
O jogo também ofereceu um modo para dois jogadores, dando controle do voo do pato à pessoa que segurava o controle. Duck Hunt e o sucesso do Zapper levaram a várias inovações, resultando em plataformas de jogos como o Nintendo Wii.
#5 Donkey Kong (1981)
Em 1980, a Namco lançou um pequeno jogo chamado Pac-Man, e todos os desenvolvedores correram para acompanhar. Na época, a Nintendo estava a tentar entrar no mercado norte-americano, e o sucesso do Pac-Man apenas os impulsionou ainda mais em direção a esse objetivo. Inicialmente, a Nintendo queria lançar um jogo do Popeye, mas não conseguiu obter a licença.
A Nintendo optou por criar personagens, então Shigeru Miyamoto começou a trabalhar. Ele criou personagens e uma história de fundo, baseando-se em elementos tirados de Popeye, King Kong e A Bela e a Fera. Miyamoto estava apenas começando na indústria, mas já estava a inovar de maneiras que moldariam os videojogos para sempre.
Uma das coisas que torna Donkey Kong tão especial é a história criada por Miyamoto. Antes de o jogador começar a jogar, uma rápida cena animada revela que um gorila gigante sequestrou a garota do herói, e cabe ao jogador resgatá-la. Esta foi a primeira vez que um videojogo apresentou qualquer tipo de cena intercalada, e foi o primeiro jogo a priorizar a história antes da jogabilidade.
Antes de Donkey Kong, qualquer história atribuída a um jogo ou os seus personagens era adicionada como uma reflexão tardia. Miyamoto mudou isso com o seu primeiro jogo, e o legado de Donkey Kong pode ser visto em todos os videojogos que vieram depois dele.
#4 The Legend of Zelda (1986)
Quando os jogadores colocaram as mãos no cartucho dourado de The Legend of Zelda pela primeira vez, eles não faziam ideia do que estavam prestes a vivenciar. Nos anos 80, os videojogos não apresentavam um conceito de mundo aberto como fazem hoje. Zelda mudou isso, estabelecendo uma norma encontrada em todo o RPG de ação e aventura a partir daquele momento.
Para ser justo, Zelda não é o primeiro jogo de mundo aberto, já que o conceito surgiu pela primeira vez em 1970 com o Jet Rocket. Zelda utilizou jogos como Jet Rocket, Courageous Perseus e Hydlide para aprimorá-lo, tornando-se uma experiência muito mais envolvente e agradável. No entanto, a aventura de mundo aberto não foi a única inovação que Zelda trouxe à tona.
O cartucho dourado continha algo sagrado dentro dele — uma RAM alimentada por bateria interna permitiu salvar o progresso do jogo de um jogador. Antes de Zelda, os títulos do NES criavam senhas longas e complexas que os jogadores precisavam inserir para retomar os seus jogos anteriores. Ainda assim, isso não era exatamente como salvar um jogo para continuar depois.
As inovações de The Legend of Zelda em mecânicas de mundo aberto e a inclusão da capacidade de salvar tornaram-no um dos melhores jogos já lançados no NES. Além disso, originou uma enorme franquia e influenciou todos os RPGs de ação e aventura de mundo aberto que vieram em seguida.
#3 Tetris (1984)
Em 1984, Alexey Pajitnov criou um pequeno jogo de quebra-cabeça no Electronika 60 da Academia Soviética de Ciências. O jogo não tinha gráficos reais, fazendo com que Pajitnov utilizasse espaços e colchetes para renderizar o que podia. O jogo não tinha um sistema de pontuação, mas seu gameplay viciante era evidente desde o início.
Tetris se tornou incrivelmente popular em toda a U.R.S.S., mas Pajitnov queria exportá-lo para outros países. O processo estava longe de ser fácil, mas após muito trabalho, Tetris chegou aos Estados Unidos em 1987. O jogo foi rapidamente adaptado para outras plataformas, mas não foi até a chegada da Nintendo que Tetris realmente descolou no ocidente.
A Nintendo desenvolveu uma versão do Tetris para ser incluída com o Game Boy, lançado em 1989. A inovação de tornar o jogo portátil e competitivo (com o Game Link Cable) conquistou pessoas que nunca haviam jogado videojogos. O Game Boy foi um sucesso, mas muito disso se deve ao Tetris.
Milhões de pessoas compraram o sistema apenas para jogar aquele jogo, tornando a Nintendo a líder absoluta em jogos portáteis. Tetris gerou inúmeras versões e adaptações, com mais de 125 milhões de cópias vendidas em todo o mundo até o seu 25º aniversário em 2009.
#2 Pac-Man (1980)
Ao longo da década de 1970, a grande maioria dos videojogos eram de tiros de um tipo ou outro. Os jogadores controlavam uma nave e destruíam inimigos, o que atraía mais homens do que mulheres. Vendo isso, Toru Iwatani queria fazer algo diferente e focou em criar um jogo com personagens fofos e caricatos.
Pac-Man foi desenvolvido com tudo isso em mente, e o jogo foi um sucesso instantâneo. Com o seu protagonista em forma de torta e os adoráveis fantasmas, Pac-Man era um jogo que qualquer pessoa podia desfrutar, e rapidamente se tornou um fenômeno cultural.
O impacto de Pac-Man na cultura popular é vasto, e a imagem do próprio Pac-Man se tornou sinônimo de todos os tipos de jogos eletrônicos. O que é tão fascinante em Pac-Man, além do seu legado, é que, mais de 40 anos após o seu lançamento, ainda é o jogo de maior bilheteira de todos os tempos.
Mais de 400.000 máquinas de arcada de Pac-Man foram vendidos em todo o mundo, e eles arrecadaram um total de 2,5 bilhões de dólares até 1990. Isso equivale a 10.000.000.000 de moedas de 25 centavos e, ajustando os números pela inflação, Pac-Man faturou impressionantes 5,1 mil milhões de dólares até 2021.
#1 Super Mario Bros. (1985)
Existem mais de 700 jogos no NES, mas nenhum teve tanto impacto na indústria quanto o amado título de Shigeru Miyamoto, Super Mario Bros. O jogo tinha algo que nenhum outro jogo possuía na época em que foi lançado em 1985 — era um título de lançamento para o Family Computer japonês e o NES.
Super Mario Bros. apresenta uma trilha sonora impressionante, gráficos pixelizados brilhantes e bem renderizados, e jogabilidade divertida. O seu sistema de pontuação proporcionava jogo competitivo para um segundo jogador, e o jogo estava repleto de muitos itens escondidos, áreas secretas e zonas de teletransporte.
Embora Super Mario Bros. tenha influenciado jogos de rodagem lateral, a sua maior realização está em como salvou a indústria de videojogos. Em 1983, a indústria sofreu um grande colapso. Parecia que os videojogos poderiam ser mais uma moda passageira do que o gigante que se tornaram.
O lançamento de Super Mario Bros. e do NES mudou tudo isso, mostrando que ainda havia mercado para consoles e títulos bem produzidos. Muitos atribuem ao jogo o mérito de salvar a indústria, tornando-o um dos jogos mais importantes da década de 1980 e de todos os tempos.
Outros artigos interessantes: