Apesar do sucesso da sua mais recente linha de smartphones topo de gama, parece que a Samsung não está a conseguir alcançar os resultados desejados, muito longe disso. A gigante sul-coreana anunciou hoje um “earnings guidance” para o primeiro trimestre de 2023, e os números apresentados são verdadeiramente assustadores.
Segundo os dados apresentados pela Samsung, espera-se que as receitas caiam 95,8% quando comparado com o período homólogo. O documento partilhado afirma serem esperadas receitas na ordem dos 412 milhões de euros, um valor vergonhoso quando olhamos para os quase 10 mil milhões de euros alcançados em 2022.
Caso se confirmem estas previsões, este poderá ser o pior trimestre da Samsung desde 2009. Curiosamente, seria então o pior trimestre de sempre desde que a fabricante se aventurou no mercado dos smartphones, visto que o primeiro Galaxy S foi lançado em 2010.
O que levou ao descalabro nas receitas da Samsung?
No documento publicado, a empresa acaba por não especificar informações sobre quais os mercados responsáveis pela quebra de receitas, mas não é muito difícil especular o principal motivo. O site DigiTimes revelou que a venda de componentes (chips) corresponde a sensivelmente 55% das receitas da Samsung, significando que se este segmento quebra… a empresa pode passar um mau bocado.
Atualmente, vários rumores indicam que a Samsung tem um grande volume de chips que não conseguiram vender, o que poderá ter sido o principal motivo para uma queda tão acentuada das receitas no início deste ano. Muito provavelmente a fabricante irá abrandar as suas linhas de produção e tentar implementar planos para conseguir escoar o excesso de stock, para que eventualmente durante 2023 consigam compensar esta queda assustadora.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: