No dia 1 de abril o ChatGTP foi banido em Itália, numa ação que mais parecia uma terrível piada do dia das mentiras, mas isso não foi o caso. O fim do acesso ao fenómeno da inteligência artificial fez com que os utilizadores italianos rapidamente recorressem aos melhores serviços de VPN para conseguirem tirar proveito das capacidades do ChatGPT.
Este não foi apenas um caso isolado, com os mais recentes relatórios a revelarem um aumento de mais de 400% no número de instalações de VPNs desde que o ChatGPT foi banido em Itália.
O organismo responsável por controlar a proteção de dados em Itália — Garante — baniu o ChatGPT alegando preocupações sobre a privacidade dos utilizadores. Itália foi o primeiro país europeu a tomar estas medidas, tendo sido apenas “ultrapassada” por países com governos que aplicam pesadas leis de censura, como a Rússia, China, Irão e Coreia do Norte.
Itália baniu o ChatGPT, mas os utilizadores não querem perder acesso
Além dos dados revelados pela AtlasVPN, é possível ver esta nova tendência também no Google Trends, onde o termo VPN teve um aumento de 600x nas pesquisas em Itália.
A decisão de bloquear o acesso ao ChatGPT foi aplicada após a Garante descobrir que a OpenAI recolhia e armazenar informação sobre os utilizadores italianos incorretamente, quebrando as regulações GDPR. Este foi o mesmo organismo que deu início às investigações à rede social chinesa TikTok, alegando o mesmo tipo de preocupações.
A única forma que a OpenAI consegue impedir o acesso dos utilizadores em Itália ao ChatGPT é através da implementação de um simples bloqueio geográfico, e é aí que entram os serviços de VPN. Através da utilização de uma boa VPN os utilizadores conseguem ligar-se a um servidor de um país onde o serviço não está bloqueado, conseguindo acesso livre ao ChatGPT.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: