A cidade de Amsterdão não quer turistas loucos e lançou uma campanha em que diz aos turistas: fiquem longe. Stay Away é o lema da campanha que se destina aos jovens britânicos que procuram a cidade para uma noite de farra.
Os britânicos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos que pretendam visitar Amsterdão para ‘ir à loucura’ são desaconselhados a fazê-lo pela própria cidade. Amsterdão não quer malcomportados.
Em comunicado, a Câmara de Amsterdão avisa que a quem pesquisar online com vários termos de pesquisa tais como ‘despedida de solteiro Amsterdam’, ‘hotel barato Amsterdam’ e ‘pub crawl Amsterdam’, serão mostrados anúncios de aviso.
Estes anúncios mostrarão os riscos e consequências do comportamento anti-social e do uso excessivo de drogas e álcool, tais como ser multado, ser preso pela polícia, obter um registo criminal, hospitalização e danos de saúde. Os avisos sobre os riscos e possíveis consequências desencorajarão alguns dos visitantes a irem a Amsterdão. A campanha será avaliada e possivelmente mais desenvolvida durante os próximos meses.
O aviso de Amsterdão em vídeo
“A caminho de Amsterdão para uma noite descontrolada? + apanhar uma bebedeira = €140 de multa + registo criminal = menos hipóteses. Então, se pensa vir para Amsterdão para uma noite descontrolada? Mantenha-se longe”.
A mensagem é simples. Amsterdão não quer turistas que perturbem a cidade.
Sofyan Mbarky, vice-presidente da Câmara, afirma: “Os visitantes continuarão a ser bem-vindos, mas não se se comportarem mal e causarem incómodo. Nesse caso, nós, como cidade, diremos: em vez disso, não se afastem. Amesterdão já está a tomar muitas medidas contra o turismo excessivo e o incómodo, e nós estamos a tomar mais medidas do que outras grandes cidades na Europa”.
Amsterdão não quer turistas de farra
A questão acaba por ser simples. Amsterdão quer combater o turismo excessivo e aposta numa prática turística mais sustentável. Amsterdão não quer ser submergida pelo turismo
De acordo com a Câmara Municipal de Amsterdão, “na luta contra o turismo excessivo e os incómodos, a Câmara Municipal adoptou a Visão de Economia dos Visitantes 2035 e uma vasta gama de medidas.
Várias medidas, entre as quais a redução do horário de abertura dos estabelecimentos, a proibição de fumar cannabis em público e a redução das vendas de álcool em certas zonas do centro da cidade, serão já efetuadas esta Primavera, após debate na Câmara Municipal.
Estas medidas são um seguimento da estratégia da Abordagem do Inner City. O município está em conversações com os organizadores de programas de festas de despedida de solteiro, para encontrarem formas de reduzir o turismo incómodo no interior da cidade.
Mas não são apenas os malcomportados a ser alvo da Câmara Municipal. Amesterdão não quer o sobreturismo e está a ponderar vários cenários, entre os quais a limitação do número de cruzeiros fluviais.
Outros artigos interessantes: