A NASA anunciou os nomes dos quatro astronautas que irão orbitar a Lua na nave Artemis II. Esta é a primeira missão tripulada no programa que visa estabelecer uma presença a longo prazo na Lua para a ciência e exploração.
“A tripulação do Artemis II representa milhares de pessoas que trabalham incansavelmente para nos levar até às estrelas. Esta é a sua tripulação, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse o Administrador da NASA, Bill Nelson.
“Os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover, e Christina Hammock Koch, e o astronauta da CSA (agência espacial canadiana) Jeremy Hansen, cada um tem a sua própria história, mas, juntos, representam o nosso credo: E pluribus unum – de entre muitos, um. Juntos, estamos a inaugurar uma nova era de exploração para uma nova geração de marinheiros e sonhadores estrela – a Geração Artemis”, sublinhou.
As tarefas da tripulação são as seguintes: Comandante Reid Wiseman, Piloto Victor Glover, Especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch, e Especialista de Missão 2 Jeremy Hansen. Trabalharão em equipa para executar um ambicioso conjunto de demonstrações durante o voo.
A partida está prevista para novembro de 2024. O voo que levará a Artemis II à orbita da Lua durará aproximadamente 10 dias, durante os quais os astronautas testarão os sistemas de suporte de vida da nave espacial Orion, e validarão as capacidades e técnicas necessárias para que os humanos possam viver e trabalhar no espaço profundo.
De acordo com a NASA, o voo irá preparar o palco para a primeira mulher e primeira pessoa de cor na Lua através do programa Artemis, abrindo o caminho para o futuro para missões de exploração humana a longo prazo na Lua, e eventualmente em Marte. Esta é a abordagem de exploração da agência Lua a Marte.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, estes indivíduos – a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Entre a tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa de cor, e a primeira canadiana numa missão lunar, e os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para benefício de todos”, disse a diretora da NASA Vanessa Wyche. “Esta missão abre o caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresenta novas oportunidades para descobertas científicas, parcerias comerciais, industriais e académicas e a Geração Artemis”.
Os Astronautas Artemis II
Esta será a segunda viagem de Wiseman ao espaço, servindo anteriormente como engenheiro de voo a bordo da Estação Internacional para Expedição 41 de maio a novembro de 2014. Wiseman já efetuou mais de 165 dias de viagem no espaço, incluindo quase 13 horas como líder de viagem espacial durante duas viagens fora do complexo orbital. Antes da sua missão, Wiseman serviu como chefe do Gabinete de Astronautas de Dezembro de 2020 até novembro de 2022.
A missão será o segundo voo espacial de Glover, servindo anteriormente como piloto na tripulação SpaceX-1 da NASA, que aterrou a 2 de maio de 2021, após 168 dias no espaço. Como engenheiro de voo a bordo da estação espacial para a Expedição 64, contribuiu para investigações científicas, demonstrações tecnológicas, e participou em quatro passeios espaciais.
Koch também fará o seu segundo voo para o espaço na missão Artemis II. Ela serviu como engenheira de voo a bordo da estação espacial para a Expedição 59, 60, e 61. Koch estabeleceu um recorde para o mais longo voo único por uma mulher com um total de 328 dias no espaço e participou nos primeiros passeios espaciais exclusivamente femininos.
Representando o Canadá, Hansen está a fazer o seu primeiro voo para o espaço. Coronel das Forças Armadas canadianas e ex-piloto de caça, Hansen é Bacharel em Ciências Espaciais pelo Royal Military College of Canada em Kingston, Ontário, e Mestre em Física pela mesma instituição em 2000, com um foco de investigação em Rastreio por Satélite de Amplo Campo de Visão.
Foi um dos dois recrutas selecionados pela CSA em maio de 2009 através da terceira Campanha de Recrutamento de Astronautas Canadianos e serviu como Capcom no Centro de Controlo de Missões da NASA em Johnson e, em 2017, tornou-se o primeiro canadiano a ser encarregado de liderar uma classe de astronautas da NASA, liderando a formação de candidatos a astronautas dos Estados Unidos e Canadá.
“Não podia estar mais orgulhoso de que estes corajosos quatro iniciem as nossas viagens à Lua e mais além”, disse o Director de Operações de Voo Norm Knight. “Eles representam exatamente o que um corpo de astronautas deve ser: uma mistura de indivíduos altamente capazes e realizados, com a capacidade e determinação de assumir qualquer julgamento como uma equipa”. A missão Artemis II será um desafio, e testaremos os nossos limites enquanto nos preparamos para colocar os futuros astronautas na Lua. Com Reid, Victor, Christina, e Jeremy nos controlos, não tenho dúvidas de que estamos prontos a enfrentar todos os desafios que se nos apresentam”.
Outros artigos interessantes: