Não há uma receita certa para conquistar o cliente ideal de uma empresa. Para cada negócio o caminho será diferente, e por isso que tantos se dedicam a encontrá-lo.
De nada adianta seguir com ações, comunicações, produtos e serviços que não agradem os consumidores.
Assim, a chave para atingir o sucesso é ser Customer Centric!
Mas como? No texto de hoje vamos te ajudar a mapear o melhor caminho para chegar ao seu cliente ideal com a ajuda do Plano de Marketing. Te contaremos os segredos e dados mais importantes para que torne essa jornada simples e fácil.
Boa leitura!
O que é Customer Centric?
Traduzido para Foco no Cliente, o customer centric é uma metodologia de marketing que busca colocar o consumidor no centro de todo negócio.
Se antigamente o produto era o primeiro a ser pensado, para então encontrar um nicho para a venda, agora se faz o caminho inverso, primeiro selecionando o público para então conhecer suas dores e fornecer soluções.
Essa é uma metodologia que ganha cada vez mais espaço nas empresas por ajudar a promover as marcas de forma muito mais sólida no mercado.
Em outras palavras, manter esse foco nos consumidores ajuda na aproximação, posicionamento e fidelização desse público.
O que é Plano de Marketing?
Partindo para a segunda parte dessa conversa, precisamos entender melhor o que é o Plano de Marketing.
Em poucas palavras, podemos defini-lo como um documento que analisa uma empresa, seu mercado e seu público, a fim de esclarecer detalhes importantes para tomadas de decisões futuras.
Ou seja, ele é um estudo profundo e bem elaborado sobre os micro e macro sistemas que fazem parte do seu negócio, de modo a deixar mais claro os caminhos para chegar até o cliente.
A grande vantagem de um plano de marketing bem estruturado é que ele é capaz de tornar a implementação do customer centric incrivelmente mais fácil. E é isso que vamos ver a seguir!
Usando o Plano de Marketing para ser Customer Centric
Como mencionamos, o planejamento ideal se concentra em três pontos diferentes: entender seu mercado, sua empresa e seus clientes.
E as formas de chegar até essas informações são distintas.
Para entender o mercado, por exemplo, uma análise SWOT é muito bem-vinda, facilitando a percepção de seu nicho entre pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do mercado.
Para entender sua empresa, não apenas a análise SWOT mas outras metodologias, como um mix de marketing, podem fornecer dados valiosos.
Já quando se trata do público, a saída mais certeira para conhecê-los é com a ajuda da persona, que nada mais é do que uma representação do consumidor ideal da empresa.
Tendo isso tudo em mente, podemos começar a entender com mais detalhes como o planejamento de marketing e o foco no cliente se complementam.
Falamos um pouco sobre a grande base do customer centric é primeiro pensar no cliente, para depois pensar no produto ou serviço que será oferecido. Pensando nessa lógica, podemos usar o pilar das personas para entender as dores e necessidades desse público.
Olhando para o mercado, é possível que temos algumas oportunidades que não estão sendo supridas por seus concorrentes. E mais, perceber pontos fortes na sua empresa que vão de encontro com essas dores.
Dessa maneira, podemos até dizer que, mesmo sem existir uma receita única para ser bem sucedido no mercado, o plano de marketing constrói um mapa do tesouro que leva diretamente para o customer centric!
Conclusão
Não apenas para o marketing servem o planejamento e o foco nos consumidores. Essas são estratégias que conseguem abranger toda a empresa de forma a estruturar ela para quem realmente vai consumir.
Se até hoje você não tinha pensado nessa lógica do cliente em primeiro lugar, tome isso como um sinal de que é hora de começar.
Só assim garantirá seu lugar no mercado!