Utilizadores menos experientes conseguem melhorar o desempenho do Windows, sem precisar de um técnico em informática.
(crédito: divulgação Pexels)
Computador lento é uma tremenda perda de tempo e um atraso de vida em todos os sentidos. No mundo moderno em que vivemos, ficar alguns minutos sem internet, ou com a máquina travando, muitas vezes, significa deixar de trabalhar e estudar, além de ser cansativo e frustrante. Portanto, é essencial saber o que fazer quando o PC estiver devagar.
Em diversos sistemas operacionais, é comum que o problema seja resolvido com ajustes simples, que podem ser feitos pelo próprio usuário/utilizador comum, sem a necessidade de chamar um técnico, já que atividades básicas, como simplesmente mexer em aplicativos de navegação e no Word, podem ficar comprometidas.
Alguns deles servem até aos mais inexperientes, sem formatação do Windows, segundo o portal de tecnologia TechTudo e a provedora de hospedagem de sites Hostinger Tutoriais, evitando, inclusive, que pessoas que trabalham virtualmente sejam prejudicadas.
Desinstalar programas que deixam o computador lento
Há uma série de programas no computador que não têm utilidade no dia a dia e, provavelmente, muita gente nem sabe disso, o que pode, por si só, deixar o computador bem mais lento do que o normal. Determinados aplicativos já vêm instalados nas configurações de fábrica do PC, enquanto outros são baixados, por vezes sem querer, para serem usados apenas uma vez.
Desta maneira, deve-se clicar em Iniciar > Painel de Controle > Programas > Desinstalar um programa, e encontrar os programas a serem desinstalados.
Deletar (apagar) arquivos não utilizados
Outra questão relacionada ao armazenamento do computador são os arquivos antigos ou que costumam ter pouca importância no cotidiano e que prejudicam desempenho e fluidez, além daqueles em duplicidade, que também deixam o computador lento.
É válido checar as pastas do explorador de arquivos, podendo também utilizar softwares de análise de espaço em disco, como o SpaceSniffer e WinDirStat, ambos gratuitos.
Antivírus e softwares de limpeza
Além dos arquivos e programas inúteis, vírus, malwares e spywares – programas ou códigos maliciosos automáticos que invadem o sistema operacional e os dados do usuário – também podem ser os responsáveis por tornarem o computador lento.
Baixar antivírus, até mesmo os gratuitos, como Avast, Avira e AVG, por exemplo, e atualizá-los com frequência, fazendo escaneamentos todos os dias, pode ser interessante para melhorar o desempenho do computador. Os pendrives e HDs externos devem fazer parte dessa varredura. É bom tomar cuidado com os programas gratuitos, porque, em muitos casos, trazem outros aplicativos indesejados e que só ocupam espaço no PC.
Os softwares de limpeza mais conhecidos são o CCleaner e o AVG TuneUp. Eles ajudam a deixar o computador mais leve e limpo, retirando arquivos suspeitos. Manter a máquina segura, livre de ameaças, é, também, fundamental para quem faz operações financeiras virtuais, como investir em bitcoins e em outras criptomoedas que lidam com dados.
Desfragmentar o disco
Essa ação costuma otimizar o desempenho e envolve fazer a desfragmentação e limpeza do disco rígido a partir da própria ferramenta do sistema, ou de outros programas, como o Advanced SystemCare, que faz o rastreamento de possíveis falhas no disco.
No campo de pesquisa do Windows, deve-se procurar por “desfragmentação” e clicar em “Desfragmentar e Otimizar Unidades”, assim serão mostradas as unidades que estão disponíveis para essa função. Essas ações em conjunto ajudam a acabar com o problema de computador lento.
Outros artigos interessantes: