Saber gerir seu marketplace é um dos fundamentos para conseguir vender mais
Para o vendedor conseguir ter uma venda satisfatória, é importante saber como gerir seu marketplace. Pode-se dizer que gerir um marketplace começa desde o início da escolha da melhor plataforma até a obtenção de estratégias para vender mais e ter eficiência no negócio.
Mercado Livre, Amazon e até mesmo as empresas de marketplace mais conhecidas, como Magazine Luiza e Lojas Americanas, possuem algo em comum: a enorme porcentagem de brasileiros que acham o marketplace B2C a forma mais fácil de consumir produtos na internet.
Estima-se que 86% dos consumidores em território nacional tenham essa ideia em mente, isso de acordo com o relatório levantado pela Mirakl, uma grande plataforma SaaS de marketplace com destino corporativo.
Antes de conferir de perto quais são as melhores práticas para gerir o marketplace e vender mais, é importante ter conhecimento sobre o que é esse estilo de negociação que pode ser tanto destinado para empresa e consumidor final (B2C) quanto para B2B (empresas para empresas).
Entendendo melhor o que é marketplace
Com o universo do e-commerce ganhando cada vez mais força, as lojas virtuais que antes eram o centro das negociações na rede perderam a vez para os marketplaces que chegaram dominando todo o mercado. O marketplace é o principal local onde as pessoas buscam realizar a compra dos produtos, descartando, assim, as convencionais lojas on-line.
Um belo exemplo dessa afirmativa é o imenso número de vendas realizadas através da Amazon, da Magazine Luiza e até mesmo da Shopee. Mas é importante ressaltar que as lojas que perderam a vez para os marketplaces podem oferecer seus produtos nas plataformas para o consumidor. Os consumidores preferem comprar por meio do marketplace por conta da facilidade e por ter maior segurança com relação ao funcionamento do produto.
Vale ressaltar que as práticas da empresa também ficam registradas no marketplace, inclusive reclamações dos produtos, portanto, se ater a realizar boas práticas é fundamental para manter o comércio no marketplace fluindo. Após todas essas informações, finalmente será possível conferir quais são as melhores formas de gerir o marketplace para, consequentemente, vender mais.
Como gerir melhor o marketplace
O marketplace funciona de forma parecida com a loja física. Por esse motivo, para gerir melhor o marketplace, é necessário ter organização nos produtos e alguns outros detalhes presentes no perfil da loja. Isso será fundamental para conseguir atrair o cliente e vender mais.
Descrição detalhista e verdadeira
Por meio de uma descrição totalmente detalhista e verdadeira, é possível conquistar o consumidor. Assim, oferecer o máximo de informações sobre as especificações do produto e a qual finalidade ele atende é bastante importante para começar a gestão do marketplace rumo a maiores lucros.
Para melhor entendimento, será usado como base um lojista cujo produto no marketplace são peças para computador. No caso de placas-mãe, para sanar as dúvidas do cliente, é importante ter especificado o tipo de processador que ela suporta, a memória RAM e outras especificações de hardware presentes no item.
Boas fotos do produto sempre funcionam
A concorrência no marketplace é muito grande, pois estarão presentes milhares de lojistas com o mesmo intuito de vender seus produtos. Por causa disso, ter fotos que consigam diferenciar o seu produto da grande maioria presente no marketplace é um diferencial, além de ser uma forma de conseguir aumentar as vendas.
Ter um sistema ERP para auxiliar nas vendas
O marketplace é uma loja onde estarão presentes consumidores de diversos lugares. Por esse motivo, ter um ERP (sistema desenvolvido para trazer eficiência em processos) certo, que consiga auxiliar no armazenamento de dados dos clientes, é extremamente importante.
Através desse sistema, o lojista será capaz de gerir com maestria todo o marketplace, pois terá controle sobre as vendas, os produtos e até mesmo os clientes que estão realizando as compras dos seus produtos no marketplace.
Outros artigos importantes: