No contexto empresarial, é importante criar um ambiente propício para que as contribuições dos participantes sejam efetivas.
Para compreender o que é brainstorming e como aplicá-lo de maneira eficiente, é importante ter em mente que este não se trata apenas de um método de bate-papo, no qual as ideias simplesmente podem “cair do céu”. No contexto empresarial, é importante criar um ambiente propício para que as contribuições dos participantes sejam efetivas.
Quando o assunto é brainstorming para fins profissionais, recomenda-se que a condução do processo seja realizada por um coordenador, seguindo um roteiro que contemple etapas bem definidas. Assim, a técnica pode ser valiosa para agregar conhecimento das equipes e ajudar na solução de problemas.
O brainstorming é amplamente utilizada por agências de publicidade e marketing, mas tem sido adotado em diversos setores de mercado, desde a indústria até a prestação de serviços. Embora no Brasil seja comumente referida pelo nome original, a prática também é conhecida como “tempestade de ideias” quando traduzida para o português.
O que é brainstorming?
Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), muitas pessoas acreditam que a ideia do brainstorming é algo recente, uma vez que essa técnica se popularizou no mundo dos negócios há pouco tempo. No entanto, ela foi criada em 1948 por um publicitário americano chamado Alex Osborn.
O brainstorming é uma técnica criativa que se baseia na premissa de que duas cabeças pensam melhor do que uma. A estratégia consiste em propor ideias e soluções para um problema específico, discutindo tudo o que vier à mente e for considerado relevante. Quando aplicado corretamente, pode ser tão eficiente a ponto de ser utilizado individualmente.
Em termos gerais, a técnica funciona da seguinte forma: durante uma reunião dirigida, os participantes têm liberdade para expor suas sugestões e discutir as ideias dos colegas presentes. O objetivo principal do brainstorming é explorar a capacidade individual, intelectual e criativa das pessoas, em um processo de tempestade de perspectivas que leva a um resultado positivo e significativo.
Em quais situações a técnica pode ser aplicada?
A aplicação do brainstorming não segue um padrão único, uma vez que a técnica pode ser utilizada para diversos fins. Conforme estudos do Sebrae, dentro de empresas de diversos segmentos, o método tem sido aplicado para criar produtos, conceitos ou tendências, resolver problemas e mudar direcionamentos.
Além disso, também é usado para desenvolver ou otimizar ideias, melhorar o desempenho de setores específicos, encontrar soluções estratégicas, entre outras aplicações.
Passo a passo para colocar em prática
Canais especializados indicam alguns passos para colocar o brainstorming empresarial em prática. Ao segui-los, é possível organizar uma sessão produtiva e obter resultados positivos para a empresa.
- Defina o objetivo e selecione os participantes
Antes de começar a sessão de brainstorming, é importante que todos estejam alinhados em relação a seu intuito. O objetivo deve ser claro e específico, para que todos saibam o que se espera da sessão.
A partir daí, é a hora de escolher pessoas que tenham conhecimento sobre o tema em questão e que possam contribuir com ideias criativas e diferentes perspectivas. Também é importante contar com indivíduos de diversos departamentos ou áreas da empresa para trazer uma variedade de ideias.
- Escolha um líder e estabeleça as regras
O líder da sessão deve ser responsável por manter o foco no objetivo, garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir e que as regras sejam seguidas.
Essas normas devem ser estabelecidas antes da reunião para garantir que os membros do time saibam qual direção seguir. Algumas regras comuns podem incluir, por exemplo, não julgar ou criticar ideias, encorajar todas as contribuições, manter o foco no objetivo, não interromper as ideias dos outros, entre outras.
- Inicie a sessão de brainstorming e registre as ideias
O líder deve começar explicando o objetivo da sessão e as regras estabelecidas. Em seguida, cada participante tem a oportunidade de contribuir com ideias. É importante que todos tenham a chance de falar e que nenhum insight seja descartado nesse momento.
As sugestões devem ser registradas em algum lugar visível, como um quadro branco ou papel. Isso ajuda a manter o foco e a acompanhar o progresso.
- Analise, selecione as ideias e planeje a implementação
Depois que as ideias forem registradas, é o momento de analisá-las e selecionar as que são mais relevantes e podem ser aplicadas ao objetivo. É importante ter critérios claros para essa avaliação e selecionar as melhores contribuições.
Depois dessa etapa, é importante planejar a implementação das soluções propostas. Essa ação inclui definir prazos, profissionais responsáveis, recursos necessários e os próximos passos.
Outros artigos interessantes: