Enio Moraes, CIO da Semantix e responsável por Cloud Architecture, Governança de Dados, Segurança da Informação, proteção de dados e governança de TI, fala sobre as diferentes aplicações provenientes de inteligência artificial nas pequenas empresas.
Um conceito amplo e passível de diversas definições, a inteligência artificial tem como característica a capacidade de raciocínio derivada de regras lógicas aplicadas a um conjunto de dados, possibilitando a resolução de problemas complexos. Esses sistemas, criados para atuar de modo autônomo, podem aprender com o resultado da operação e reconhecer diferentes padrões, agindo de modo cada vez mais assertivo e eficaz.
A inteligência artificial é mais frequentemente associada às grandes corporações. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 57% das pequenas empresas dizem desconhecer as inovações impulsionadas pela indústria 4.0. Porém, com os avanços na tecnologia, os players menores podem aproveitar o poder da IA para competir no mercado e apresentar crescimento acelerado.
Simplificação das operações
As pequenas empresas podem usar a tecnologia de inteligência artificial para automatizar tarefas repetitivas e racionalizar suas operações. Os chatbots, por exemplo, podem lidar com as consultas dos clientes, liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas. Além disso, a IA pode ser usada para analisar dados e identificar ineficiências nos processos empresariais, permitindo que os proprietários de pequenas empresas tomem decisões baseadas em dados sobre como melhorar suas operações.
Personalização da experiência do cliente
A personalização é a chave para proporcionar uma grande experiência ao cliente, e a inteligência artificial pode ajudar as pequenas empresas a alcançá-la em escala. Ao analisar os dados do cliente, os algoritmos de IA podem fornecer recomendações personalizadas de produtos, mensagens de marketing direcionadas e conteúdo personalizado. Isto não só melhora a Customer Experience (CX), mas também pode levar a um aumento das vendas e da fidelidade do cliente.
Aumento de vendas
A inteligência artificial pode ser usada para identificar padrões no comportamento dos clientes e prever quais produtos ou serviços eles têm maior probabilidade de comprar. Estas informações fornecem direcionamento para esforços de marketing de forma mais eficaz e recomendam produtos que têm maior probabilidade de levar a uma venda. Além disso, essa tecnologia pode ser usada para automatizar o processo de vendas, permitindo que as PMEs processem os pedidos com mais rapidez e eficiência.
Uso de IA em setores específicos
Além desses casos de uso geral, a IA está sendo aplicada em setores específicos para melhorar os resultados para pequenas empresas. Por exemplo, na saúde, a inteligência artificial está aprimorando os resultados dos pacientes, analisando dados médicos e identificando padrões que podem ajudar os profissionais da saúde a fazer diagnósticos mais precisos. Na indústria de restaurantes, a ferramenta otimiza a oferta de cardápio e agiliza o processo de pedidos.Em geral, a inteligência artificial tem o potencial de transformar a forma como as pequenas empresas operam e competem na economia de hoje. Ao aproveitar o poder da inteligência artificial, as PMEs podem automatizar tarefas repetitivas, personalizar as experiências dos clientes, aumentar as vendas e ganhar uma vantagem competitiva em sua área de atuação.
Novidade: a aplicação do TecheNet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: