No ramo da tecnologia o que não falta são tipos de clientes! É verdade que esses consumidores ideais são muitos por conta das empresas, uma vez que cada uma delas apresenta diferentes perfis de público. Porém, em meio a tantos tipos, há alguns que se repetem mais vezes.
Um deles é o Gamer, um cliente ideal que perpassa vários nichos do mercado de tecnologia com suas características e interesses.
No texto de hoje vamos entender quem é esse cliente ideal e como ele pode se encaixar com o seu negócio também!
Novidade: a aplicação do TecheNet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Quem é o cliente ideal?
Antes de entendermos quem é o Gamer em si, precisamos voltar alguns passos para ter certeza que sabemos bem o que é o cliente ideal.
Mais conhecido como persona, ele pode ser definido como um consumidor perfeito, aquele que não apenas compraria da sua empresa, mas seria facilmente fidelizado a ponto de se tornar um evangelizador da sua marca.
Ou seja, ele é o cliente que você mais deseja.
É comum que um negócio tenha em média de 2 a 4 personas diferentes para suprir todas as características de seu público.
E é nesse meio que a figura do jogador costuma aparecer. Isso porque ele não é apenas uma pessoa interessada em jogos, mas costuma ser também um entusiasta de tecnologia, abrindo um novo leque de possibilidades.
Conhecendo o Cliente ideal: O Gamer
Como mencionamos acima, é comum que uma empresa tenha mais de uma persona para representar seus consumidores, e no caso do Gamer não seria diferente.
Podendo apresentar diversas ramificações, são 4 os principais perfis que se encaixam com esse cliente ideal.
Você pode encontrar templates completos para todas as personas que vamos mostrar a seguir no site do Jornio.
O Gamer Entusiasta
Sendo o principal nicho do mercado, essa persona apresenta características bem específicas, como uma faixa etária entre 25 e 40 anos, ser majoritariamente formada por homens, solteiros e como uma graduação completa.
Esse cliente ideal usa dos jogos como uma válvula de escape para seu dia a dia corrido, aproveitando principalmente os fins de semana para se divertir.
Porém, apesar de ser uma ação esporádica, afinal ele precisa se preocupar com outros pontos como seu trabalho, ele gosta de investir em bons aparelhos, jogos e acessórios.
Sendo interessado em tecnologia, são a partir de blogs do tema e influenciadores de seus jogos preferidos que ele se atualiza e decide suas compras.
Gamer Mirim
Todos precisam começar de algum lugar, e esse é o papel do Gamer Mirim.
Formado por crianças e adolescentes, o grupo de clientes representados nessa persona vai se mostrar ativo nas redes sociais e plataformas de vídeo, consumindo muito conteúdo, mas dependendo dos pais para comprar produtos e serviços.
Por serem ainda muito novos, seus principais impeditivos costumam ser a realização de outras tarefas, como a escola e cursos extras, e o tempo limite imposto pelos pais para que fiquem jogando.
O mais interessante dessa persona é que ela se conecta com o próximo exemplo que vamos mostrar, sendo um excelente influenciador para ele.
Pai de Gamer Mirim.
Se por um lado temos as crianças e adolescentes se tornando jogadores entusiastas, por outro temos os pais que ajudam nesse desenvolvimento.
Por mais que eles costumam não ter tanto conhecimento sobre os assuntos jogos e tecnologia, esses são clientes importantíssimos para qualquer empresa. Afinal, é na mão deles que o poder de decisão está.
Porém, um ótimo catalisador para convencê-los e convertê-los é usando da ajuda de seus filhos.
Gamer Mobile
Por fim, há uma persona que poucas empresas parecem notar, mas que ganha cada vez mais espaço e força no mercado de tecnologia: os gamers mobile.
Quem diria que jogar Candy Crush poderia fazer de você um gamer, mas é isso que acontece!
Uma vez que muitas pessoas estão pré-dispostas a usar esses jogos, entender seu funcionamento, apelo e aproveitar oportunidades de parcerias é uma estratégia e tanto para conquistar um grande público.
Além disso, esse é um público com pouco conhecimento tecnológico, mas que está disposto a aprender e se interessar pelo tema, então por que não aproveitar a oportunidade?
Conclusão
Conhecer as personas que compõem o segmento de Gamers do mercado é uma forma eficiente de conhecer vários de seus clientes e potenciais consumidores.
Lembre-se que o interesse deles por jogos é uma porta de entrada para se aprofundar no mundo da tecnologia.
Por isso, se sua empresa faz parte desse mercado, sugerimos que dê uma olhada mais a fundo nessas personas e escolha ao menos uma delas para fazer parte da sua empresa!
Outros artigos interessantes: