O Arquétipo de um cliente nada mais é do que uma representação de sua personalidade, o que dá à empresa informações preciosas como a melhor linguagem para falar com esse comprador ou quais argumentos são mais efetivos nele.
Na semana passada te mostramos tudo o que você precisa saber sobre a teoria dos arquétipos e sua importância para as empresas, oque você pode conferir aqui!
Hoje, vamos mais a fundo nesse conceito para entender como você pode escolher o arquétipo perfeito para os seus clientes.
Boa leitura!
Quais são os tipos de arquétipos?
Os arquétipos elaborados pelo psicólogo Carl Jung, e os quais usamos aqui, são 12 ao todo, os quais contemplam vários tipos de características, as quais vamos conhecer um pouco agora!
O Inocente
Conhecido por sua positividade, suas principais características são a autenticidade, transparência ao tomar decisões e espontaneidade.
O Sábio
Centrado e estudioso, ele é aquele que busca a sabedoria acima de tudo, o que pode torná-lo um pouco arrogante às vezes.
O Herói
Destinado a mudar o mundo, ele é obstinado em suas tarefas, estando pronto para qualquer desafio.
O Fora da Lei
Rebelde e revolucionário, esse é um arquétipo que carrega visões de mundo muito específicas, inovadoras e que podem chocar.
O Explorador
Aventureiro, o explorador vai ter como principais características a ambição, o prazer pela liberdade e a valorização das conquistas.
O Mago
Buscando transformar o comum em extraordinário, o mago é sinônimo de carisma, criatividade e surpresa.
A Pessoa Comum
O cara comum é apenas mais um na multidão, mas nem por isso menos importante. desse modo, ele é conhecido por ser prático, humilde e acessível.
O Romântico
Sensual, ousado e íntimo, o romântico é aquele que vai prezar por um relacionamento próximo, regado a desejo e sentimentos.
O Bobo da Corte
O “palhaço da festa” é o bobo da corte, o qual carrega características como as de ser acessível, carismático, feliz e bem popular.
O Cuidador
Esse é o arquétipo que demonstra cuidado e proteção. Suas metas são ajudar as pessoas e mudar o mundo para um lugar melhor.
O Criador
Engenhoso, criativo e artístico, o criador será responsável por deixar sua marca no mundo usando de suas inovações para isso.
O Governante
Um líder nato, o governante vai prezar pelo poder e controle, usando de sua persuasão para atingir esses objetivos.
Como escolher o Arquétipo ideal para os meus clientes?
Agora que você já conhece um pouco sobre os arquétipos, podemos entender como fazer a escolha daquele que melhor se encaixa em sua empresa.
Para isso vamos usar a estratégia do 70/30.
O primeiro passo dela é analisar os arquétipos de modo a entender quais deles se assemelha mais aos seus clientes.
Uma maneira simples e assertiva de fazer isso é com a ajuda de sua persona. Mantenha ela ao seu lado e confira quais características se encaixam melhor.
Na sequência, faça uma lista com as 12 personalidades de Jung as elencando da mais próxima a seus clientes a mais distante do que eles são.
Com essa lista em mãos, selecione os dois primeiros selecionados, com eles faremos um mix de arquétipos.
O primeiro arquétipo será responsável por 70% da personalidade de seus clientes, enquanto o segundo ficará com os demais 30%.
Assim, se os seus arquétipos selecionados foram o herói e o governante, por exemplo, você terá uma personalidade parecida com essa:
Seu cliente ideal é esforçado e obstinado, buscando mudar o mundo para um lugar melhor e usando de sua força para isso. Ele toma a frente em suas ações e lidera equipes a fim de direcioná-las aos melhores caminhos.
Pronto para qualquer desafio, ele vai buscar ter pessoas tão obstinadas quanto ao seu redor, tentando se manter longe da incompetência, covardia e fraqueza.
Seu desejo de grandeza o fará se relacionar com marcas que entendem suas necessidades e o ajude a ter uma vida mais prática, encurtando o caminho de seus afazeres para que ele tenha mais tempo para liderar e mudar o mundo a sua volta.
Conclusão
Encontrar o arquétipo ideal para o seu negócio irá garantir muito mais assertividade na hora de propor ações, estratégias, produtos e até mesmo conversas com seus clientes.
E agora que você sabe como fazer isso, o que está esperando?
Outros artigos interessantes: