Ainda que a expressão “roubar” possa ser um bocado exagerada, a verdade é que a Xiaomi conseguiu mesmo conquistar pelo menos 50 milhões de utilizadores que anteriormente davam preferência a dispositivos da Huawei. A surpreendente revelação foi feita pelo próprio Presidente da Xiaomi, Lu Weibing, durante o Xiaomi Investment Day.
Desde que foram implementadas as restrições à Huawei por parte dos Estados Unidos, a fabricante perdem grande parte dos seus utilizadores globais, mais de 80 milhões só no segmento dos smartphones. Deste total, Weibing acredita que pelo menos 50 milhões passaram a dar preferência aos smartphones da Xiaomi.
Tal como seria de esperar, com a ausência de inúmeras funcionalidades nos seus smartphones, a quota de mercado da Huawei, tanto globalmente como na China, caiu drasticamente. Quem acabou por colher todos os benefícios destas restrições foram as restantes fabricantes.
No que respeita aos restantes 30 milhões, estima-se que a Apple tenha conseguido “roubar” 20 milhões e a Honor (antiga subsidiária da Huawei) 10 milhões.
Segundo dados avançados pela empresa Canalys, a Samsung continua a dominar o mercado dos smartphones (22%) seguida pela Apple (19%), enquanto que a Xiaomi mantém-se um pouco mais afastada em terceiro lugar com 13%. O presidente da Xiaomi revelou que a quebra no crescimento da sua quota de mercado foi esperada, e que pode ser explicada por vários fatores:
- Depreciação da moeda
- Escassez de componentes
- Excesso de componentes
- Intensificação da competição no mercado
Não é com grande surpresa que ficamos a saber que a Xiaomi não deixou passar ao lado a oportunidade de fazer crescer a sua base de utilizadores consideravelmente com a queda da Huawei. Ainda que tenha sido um pouco frustrante ver uma das mais inovadoras fabricantes de smartphones essencialmente desaparecer de um dia para o outro, certamente que outras tão (ou mais) empenhadas irão rapidamente assumir esta posição.
Atualmente, além da Apple, Samsung e Xiaomi, temos várias fabricantes a crescer consideravelmente, apostando cada vez mais na inovação que implementa nos seus dispositivos. Excelentes exemplos disso são a Oppo, Vivo e
Outros artigos interessantes: