A fragmentação nos smartphones Android no que respeita à versão do sistema operativo disponível não é novidade para ninguém, e não surpreende que o Android 13 ainda não esteja disponível para muitos dispositivos numa altura em que já se fala na chegada do Android 14. Ainda não há datas de lançamento confirmadas, mas espera-se que muito em breve comecemos a ganhar acesso à Developer Preview do Android 14.
A Google tem como um dos seus objetivos conseguir que os programadores mantenham as suas aplicações o mais atualizadas possível, especialmente no que respeita às versões do Android a que são destinadas. Por exemplo, atualmente o mínimo autorizado pela gigante de Mountain View é que as aplicações tenham como “alvo” dispositivos com o Android 12.
No entanto, estas restrições são apenas implementadas para aplicações disponibilizadas através da Google Play Store. Continua a ser possível fazer sideload de aplicações que tenham como alvo dispositivos com versões mais antigas do Android.
Toda esta situação poderá sofrer algumas alterações com a chegada do Android 14, que terá como um dos seus principais objetivos reduzir o potencial para ataques de malware. Novas linhas de código encontradas pelo site 9to5Google indicam que com a atualização passará a ser impossível instalar aplicações que não cumpram com os requisitos mínimos estabelecidos pela Google.
Ou seja, mesmo que tentes fazer sideload de uma aplicação destinada a uma versão mais antiga do Android, deixará de ser possível. Numa fase inicial, é esperado que a empresa alargue os seus padrões, permitindo instalação de aplicações até ao Android Marshmallow, voltando depois a “apertar” os limites com o passar do tempo.
Outros artigos interessantes: