O ano de 2022 foi um ano muito dinâmico no processo de angariação de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) para Portugal com a AICEP a angariar novos clientes a cada oito dias em 2022.
A AICEP voltou a bater o recorde de novos clientes angariados: são 47 os novos projetos que confirmaram a sua decisão de investimento de se estabelecer em Portugal, que ascendem a 2,4 mil milhões de euros e representam mais de 7 130 novos postos de trabalho a criar.
Em 2022, a AICEP registou um crescimento significativo de pedidos de informação/apoio para novos projetos de investimento, cerca de 33% mais comparativamente com o mesmo período em 2021. De notar que o último recorde de novos clientes tinha sido em 2021, com 41 novos projetos acompanhados pela AICEP.
Os 47 novos projetos em 2022 têm um perfil muito diversificado em termos de tipo de atividade e origem geográfica, mas todos optam por Portugal graças à perceção muito positiva sobre a disponibilidade e qualidade do talento nacional, mas também à capacidade do País em atrair talento internacional, essencial para o desenvolvimento de atividades de elevada complexidade, como por exemplo atividades tecnológicas associadas a inteligência artificial, cibersegurança e IoT.
O volume de investimento potencial associado a estes novos projetos de investimento ascende a cerca de 2,4 mil milhões de euros. Ao nível do impacto destas decisões no emprego, estas têm como objetivo a criação de mais de 7 130 novos postos de trabalho.
Importa destacar o perfil dos postos de trabalho previstos a criar no âmbito da localização destas novas atividades: perfis tecnológicos para tarefas de alto valor acrescentado, mais de 4 400 destes novos postos de trabalho são em áreas relacionadas com as tecnologias de informação e desenvolvimento de software.
Distribuição dos novos projetos de investimento por tipo de atividade:
▪ 66% Centros de competências (centros de engenharia, centros de desenvolvimento de soft ware, …);
▪ 23% Novas unidades industriais (eletrónica, automação, mobilidade, aeronáutica, …); ▪ 9% Centros de serviços partilhados (centros multifunções com ampla cobertura geográfica); ▪ 2% Aquisição de unidade industrial com vista à expansão da sua atividade.
Distribuição dos novos projetos de investimento por países de origem dos investidores:
▪ 19% Estados Unidos da América;
▪ 15% Reino Unido;
▪ 15% Suíça;
▪ 13% Alemanha;
▪ 15% Países Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia);
▪ Registamos também novos projetos vindo de França, Bélgica e Países Baixos.
“O atual contexto geoeconómico reforçou a importância de algumas tendências: para além da digitalização das atividades económicas, assistimos ao acentuar da regionalização das cadeias de valor. Estes processos continuarão a moldar a evolução do contexto de Investimento Direto Estrangeiro nos próximos anos”, refere o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
O Presidente da AICEP destaca que “a evolução recente dos projetos de IDE em Portugal tem-se inscrito numa tendência de nearshoring, nomeadamente para a prestação de serviços internacionalmente competitivos a partir do País.”
“A trajetória de reforço da competitividade internacional do País na última década deverá continuar a responder às exigências sempre renovadas do cenário concorrencial. O País está hoje no radar de muitas empresas internacionais e reúne as condições para capitalizar esta visibilidade. Para continuar a ser a escolha certa, no momento certo”, conclui o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
Acompanhando a tendência de crescimento do investimento registada nos últimos anos, é de recordar o ano de 2021, ano em que se registou um novo recorde absoluto pela AICEP de investimento contratado, ou seja, com investimentos de desenvolvimentos de novas capacidades produtivas com perfil inovador e de novas atividades de I&D – Investigação e Desenvolvimento: 2,7 mil milhões de euros de investimento e mais de sete mil novos postos de trabalho.
Mais informações no site oficial da AICEP
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: