A Galeria Beltrão Coelho irá inaugurar, no próximo dia 12 de janeiro, às 18h00, a exposição de arte “A Diferença”, uma amostra da retrospetiva da carreira da artista visual portuguesa Mafalda D’Eça.
A exposição é de acesso gratuito e estará patente até dia 27 de janeiro, contando com obras produzidas ao longo do percurso profissional na artista, como pinturas, colagens, peças em cerâmica, porcelana, vidro e madeira e outras peças elaboradas com recursos a diferentes técnicas, materiais, suportes e temas.
A artista expressa-se através da sua pintura, objetos de arte, instalações e é reconhecida com uma unidade cromática forte, única, abstrata e figurativa, as suas obras pretendem transportar o público para cenários reais ou imaginários de experiências vividas numa complexidade de mundos.
Através do trabalho criativo onde se pretende representar a cor, a artista utiliza as suas pinturas na produção de acessórios diversos, como joalharia, bijuteria com pedrarias e vestuário.
Segundo Edgardo Xavier, presidente da Associação Portuguesa de Críticos de Arte em Portugal, “a influência do real que se transforma, a presença de estímulos que implicam gestão permanente e a capacidade de trabalhar sem ideias preconcebidas respondem por uma originalidade digna de registo”.
“Para a autora, o mundo artístico não se esgota nos consensos documentais, temáticos ou estéticos e, antes, se prolonga na pesquisa que abarca novos métodos e diferentes materiais. Evoluindo ao sabor das necessidades e objetivos, adequando a intimidade e as escalas, a pintora entra num mercado fortemente competitivo para se fazer valer também no campo da moda, da decoração de interiores e da joalharia contemporânea. Mafalda D’Eça é um nome a fixar”, acrescenta.
Quem é a artista Mafalda D’Eça
Mafalda D’Eça é uma artista visual portuguesa que tem como fonte de inspiração os cosmos, a natureza e os animais e trabalha com diversas matérias-primas, como plásticos, vidro, madeira, pedra, cimento, luzes LED, latão, alumínio, barro ou porcelana.
Do mesmo modo, o seu trabalho é marcado pelo uso de diferentes texturas e relevos, onde se destacam cores vivas, transparências, texturas e colagens que vão desde a fotografia a objetos com conotações simbólicas e temáticas.
As suas obras aprofundam o gestualismo e enquadram-se na geometria abstrata que visa a libertação dos cânones artísticos. A artista, natural de Aveiro e diretora da sua própria galeria, já fez mais de 300 exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, incluindo algumas exposições de solidariedade.
O trabalho da artista já foi distinguido com o “Prémio Inovação 2016”, da Galeria MAC, e com diversos reconhecimentos, como a menção honrosa no “Estoril Summer Fun”, a “Menção honrosa em Escultura”, na X Bienal no Salão das Artes da Vidigueira ou a “Menção honrosa, em escultura”, no Museu da Marinha, em 2021.
Sobre a Galeria Beltrão Coelho:
Em virtude de ter havido um decréscimo do investimento na cultura nos últimos anos, a Beltrão Coelho resolveu agir em prol das artes plásticas, abrindo uma galeria nas suas instalações. O objetivo é apoiar artistas com trajetórias já consolidadas, mas principalmente divulgar novos talentos. A Beltrão Coelho cedeu um dos seus espaços para exposições artísticas, munindo-o de todo o equipamento necessário para que os eventos possam realizar-se com qualidade e segurança. Os artistas também contam com o apoio da Beltrão Coelho na divulgação das suas exposições. A Galeria Beltrão Coelho foi inaugurada no dia 24/09/2015 e já conta com mais de 30 exposições.
Sobre a Beltrão Coelho:
A Beltrão Coelho é uma empresa portuguesa de origem familiar, presente no mercado nacional há mais de 70 anos, sempre no domínio tecnológico. Atua no setor B2B, nas áreas de gestão de soluções de impressão, robótica de serviço, câmaras termográficas e scanners de grande formato.
Posiciona-se como uma empresa dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial, no segmento das soluções para ambientes de trabalho digitais.
Mais em: www.beltraocoelho.pt
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: