O renting tem ganho cada vez mais adeptos tanto entre particulares como profissionais, como uma das alternativas mais vantajosas à aquisição de viaturas.
Há uns anos, o renting era visto como uma opção especialmente reservada às empresas. No entanto, esta solução e todas as vantagens a ela inerentes, podem ser exploradas também por empresários em nome individual (ENI) e por particulares.
O que é o renting automóvel?
O renting automóvel, também conhecido por Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), é uma solução que possibilita o aluguer de um veículo por um período de tempo e quilometragem previamente definidos.
No renting, o cliente paga apenas uma renda fixa mensal que já inclui um enorme pacote de serviços, tais como reparações, manutenções, seguro, impostos, entre outros.
Dado se tratar de um aluguer, no final do contrato de renting o cliente terá de devolver a viatura.
No fundo, trata-se de uma modalidade que lhe possibilita conduzir um automóvel sempre moderno e de uma forma bastante despreocupada.
Principais vantagens do renting
São raros os casos em que a compra de um carro pode ser vista como um investimento que lhe trará retorno. Quantas vezes já ouvimos alguém afirmar que assim que um carro sai do stand ou concessionário, este começa imediatamente a desvalorizar?
Se tivermos em conta as inúmeras despesas associadas à posse e utilização de um automóvel e a expectável depreciação no momento em que decidirmos o revender, começam a surgir sérias dúvidas relativamente às vantagens da aquisição de uma viatura.
Independentemente de ser um consumidor particular, ENI ou um empresário com uma vasta frota automóvel para gerir, o renting pode, de facto, ser a solução mais vantajosa para si.
Ao eleger essa modalidade de financiamento pode usufruir de uma viatura nova com o mínimo de preocupações. Atente nas principais vantagens do renting:
- Menos burocracia – optando pelo renting livra-se de toda a burocracia associada tanto ao processo de compra como de revenda, assim como da gestão de sinistros e outras responsabilidades.
- Menos “surpresas” e preocupações – ninguém está livre de ter um acidente, de se esquecer de pagar o seguro ou o IUC, entre outras despesas associadas à utilização de um automóvel, como manutenções preventivas, reparações, substituição de pneus, etc. Com o renting, poderá ficar mais despreocupado, já que a maioria dos serviços estará a cargo da empresa com quem celebrou contrato. Além disso, a depreciação da viatura será menos uma preocupação para si, já que apenas terá de a devolver na data estipulada no contrato.
- Mais segurança rodoviária – no renting poderá usufruir de veículos modernos e com as tecnologias mais recentes que lhe garantem mais segurança na estrada, reduzindo o risco de acidentes de viação.
- Variedade de escolha – são diversas as empresas de renting que prestam atualmente serviço em Portugal e que disponibilizam um leque muito abrangente de veículos. Não faltam opções. Poderá escolher a marca, o modelo e o equipamento mais adequado a si ou à sua atividade profissional.
Estas e outras vantagens inerentes ao renting de automóveis, levam-nos, sem dúvida, a reconsiderar se ainda compensará ser proprietário de um veículo.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: