Já há muito tempo que o Apple Watch é o smartwatch a “bater”, mas até agora nenhuma fabricante conseguiu chegar ao seu nível. Seja a Samsung, ou mais recentemente a Google, surgiram excelentes relógios no mercado, mas nenhum chegou ao nível do Apple Watch. A Meta começou a falar no ano passado nos seus planos para lançar um smartwatch no mercado.
Entre as muitas informações que circularam sobre este relógio, não há dúvida que o que mais chamou à atenção foi o facto de apresentar duas câmaras destacáveis. No entanto, esse relógio da Meta foi oficialmente cancelado, não tendo sido revelado exatamente o motivo que levou ao cancelamento.
Qual era o principal objetivo da Meta com este smartwatch?
Não é segredo que o ponto forte da Meta é a vertente de software e não tanto a vertente de hardware, e ainda que não tenha sido confirmado oficialmente, o principal objetivo deste smartwatch parecia ser bastante óbvio. Com milhões de utilizadores ativos diariamente no Facebook, Instagram e WhatsApp, a empresa não adora a ideia de que em todas as situações, precisam de contar com a Google/Apple como intermediários.
Com o lançamento do seu próprio smartwatch, poderiam finalmente eliminar estes intermediários, dando acesso direto a todas as suas plataformas diretamente através do seu hardware. Além disso, o livre acesso ao Facebook, Instagram e WhatsApp através de um smartwatch, tornaria ainda mais difícil largar estas redes sociais. Isto claro, assumindo que o desenvolvimento do software garantia uma experiência de utilização única.
Não há certezas sobre o que levou a este cancelamento, mas muito provavelmente a empresa não possui atualmente recursos suficientes para se dedicar ao desenvolvimento de hardware, especialmente após a vaga de despedimentos na semana passada. Relembro que mais de 11 mil trabalhadores perderam a sua posição na empresa de Mark Zuckerberg.
👍🏻 Outros artigos interessantes: