O Facebook lançou uma campanha de educação de privacidade nas redes sociais. A iniciativa visa ajudar os usuários a decidirem como devem compartilhar as suas próprias informações, evitando exposições desnecessárias.
O foco é trabalhar as configurações padrão do site, fazendo com que o público da rede aprenda a controlar quais dados devem ser divulgados, como e para quem.
Lançamento da campanha
Lançada no dia 2 de outubro, a campanha irá contar com conteúdo educativo a respeito de como selecionar a audiência que poderá visualizar o compartilhamento de dados postados na timeline do usuário e como interagir, de forma segura, com jogos, aplicativos e sites fora da rede de relacionamento.
Outra novidade é que, a partir de agora, o Facebook oferece o controle de privacidade para informações como ‘onde trabalha’ e ‘estudou na instituição’, por exemplo.
Críticas de especialistas
Mesmo após o comunicado oficial divulgado pela equipe do Facebook, afirmando se tratar de uma campanha com fins puramente educativos, alguns especialistas levantaram suspeitas sobre as reais intenções da rede de Mark Zuckerberg. A especulação é que a medida não passe de uma maneira de encobrir práticas irregulares, despistando análises e intervenções de órgãos regulatórios.
É válido ressaltar ainda que o Facebook está sob suspeitas da Comissão Federal de Comércio dos EUA e de oficiais de privacidade da UE. Isso porque a rede social não soube explicar o funcionamento do esquema de coleta de dados dos usuários cadastrados.
Entre dúvidas e hipóteses, a recomendação continua sendo cuidar da privacidade, por conta própria. Ou seja, manter a atenção redobrada com a segurança de suas informações, sempre pensando duas vezes em quem confiar para compartilhar fotos, comentários e dados pessoais.
Jamais se exponha na rede, não adicione desconhecidos e não deixe de contar com um bom software de segurança em seu computador, seja um antivírus grátis ou pago.
Outra possibilidade é contar com ferramentas específicas para redes sociais. A Bitdefender, por exemplo, disponibiliza o recurso Safego para Facebook e Twitter. Online, o programa garante proteção contra invasão de perfis maliciosos, detectando e informando ainda ameaças de links suspeitos e malwares ocultos.
Basta seguir algumas medidas simples e as redes sociais conseguem cumprir seu papel, sem prejudicar ninguém, proporcionando interação e relacionamentos virtuais, do jeito que tem que ser.
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Tech e Net.
Imagens Via:
Comentários