Um ano depois da inauguração da nova sede e Centro de Excelência, em Portugal, o hub da Uber já é o maior na atividade da empresa na Europa. Localizado em Lisboa, o Centro de Excelência da Uber em território português, representou um investimento de mais de 90 milhões de euros e já gerou mais de 500 empregos diretos.
A sede de operações da Uber, inaugurada em Setembro do ano passado, constitui já a principal fonte de conhecimento sobre utilizadores, motoristas e parceiros de entrega e de desenvolvimento de produto, suportando 10 países europeus (+1 relativamente a 2021). Os Países Baixos constituem a maior novidade no suporte tendo a Uber realocado 100% dos colaboradores para Lisboa. Além de Portugal, o apoio prestado a partir de Lisboa continua a estender-se a outros países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Suíça, Áustria, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos, entre outros.
No último ano, a equipa do Uber 4 Business, a plataforma da Uber adaptada para viagens e entregas a grandes e médias empresas, também evoluiu de um total de 2 colaboradores com suporte a 1 idioma para uma equipa de 15 pessoas com suporte a 4 idiomas atualmente.
O hub gera inovação, conhecimento e apoio ao cliente complexo – como é o caso, por exemplo, do apoio prestado pelas equipas de fraude ou de resposta a incidentes e de segurança da Uber – e onde é feito o desenvolvimento de processos e produtos para a região, direcionado para a melhoria da experiência de utilizadores, motoristas, parceiros de entrega, restaurantes, retalhistas e outros parceiros de negócio. A sede em Portugal aumentou o seu talento agora proveniente de 31 países (+3 nacionalidades face a 2021) com mais de 10 áreas de especialização como Qualidade, Formação & Desenvolvimento, Analytics, Gestão de Projecto, Operações, Marketing, Comunicação entre outras.
“O desempenho do Centro de Excelência da Uber em Portugal foi notável durante o último ano tendo crescido no número de países, idiomas e áreas de negócio suportadas como é o caso da centralização do Uber 4 Business. Portugal é uma das poucas regiões que participa ativamente nos programas globais de mobilidade e soluções empresariais para agilizar o dia-a-dia dos utilizadores. Espera-se mais crescimento em 2023, à medida que mais empresas em toda a região EMEA descobrem o poder da plataforma Uber quando se trata de mobilidade e entrega de bens, refeições e produtos.”
Régis Haslé, Diretor Sénior de Operações de Cliente EMEA
A Uber iniciou operações há 8 anos em Portugal, em 2014, tendo o mercado português sido um pólo de inovação e crescimento no lançamento de pilotos de produtos como o Uber Green, entre outros projectos e iniciativas inovadoras. Desde então, a empresa tem crescido ao disponibilizar uma alternativa de mobilidade fiável, segura e sustentável em praticamente todo o território português, bem como o serviço de entregas do Uber Eats, que cobre mais de 75% do território português em mais de 90 cidades nacionais.
Atualmente, a Uber é mais do que apenas uma aplicação de viagens. É uma aplicação multimodal para que todos possam viajar para onde quiserem, com possibilidade de recorrer a opções ride-hailing, micromobilidade ou mesmo a consultas de informação sobre os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa. O Uber Eats permite também receber o que precisar em qualquer lugar com toda a eficiência e rapidez como refeições e produtos, desde compras de supermercados, artigos culturais e entretenimento, artigos de bem-estar, beleza, saúde e de conveniência, entre outros.
A Uber tem um compromisso de longo prazo na promoção e criação de empregos e inovação em Portugal. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) até março de 2022 demonstram o impacto positivo que o modelo flexível do TVDE teve em Portugal com toda a atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE) a crescer de forma significativa, gerando mais emprego, mais empresas, mais volume de negócios e mais receita fiscal. Entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no setor cresceu 60%.
O emprego no setor cresceu 51% e foram criados mais de 7.000 empregos líquidos. O volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal. Desde 2013 até 2019, a receita fiscal total do setor aumentou 43%. Mesmo em 2020, um ano em que todas as atividades ligadas à mobilidade foram fortemente afetadas pelas restrições resultantes da pandemia, os dados do INE indicam que o número de empresas do setor cresceu ainda assim 7,1% e o número de empregos cresceu 2,8%.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
👍🏻 Outros artigos interessantes: