Já há algum tempo que não tínhamos notícias alarmantes sobre o Facebook, mas já não precisas de esperar mais. O alerta foi lançado pelo Engadget, que avançou declarações oficiais do Diretor da divisão de Interrupção de Ameaças da Meta, David Agranovich. Segundo o executivo, apenas durante o último ano identificaram mais de 400 aplicações dúbias concebidas simplesmente para roubar as informações de login dos utilizadores.
Por isso, o próximo passo para quem tem uma conta do Facebook é muito simples, muda a password já!
Estas aplicações chegam disfarçadas de serviços “divertidos ou úteis”, tal como editores de fotos, aplicações de câmaras, aplicações de horóscopo, monitorizar atividades físicas, e muito mais.
A forma de operar destas aplicações é quase sempre a mesma, obrigando de certa forma a que os utilizadores façam login através da sua conta do Facebook, dando a oportunidade à aplicação para se apropriar de uma abundância de informação.
A Meta foi muito clara ao referir que estas aplicações foram encontradas tanto na Google Play Store como na App Store, o que faz com que tanto os utilizadores de dispositivos Android e iOS estejam em risco. No entanto, revelaram também que a maioria estava presente na loja de aplicações da Google. Agranovich confirmou que ambas as empresas foram alertadas, para garantir que estas aplicações são removidas o quanto antes.
Além disso, o Facebook garantiu que mais de 1 milhão de utilizadores que possam ter utilizado estas aplicações estão a ser alertados.
Pouco tempo após a notícia ter sido publicada, tanto a Apple como a Google confirmaram através de comunicados oficiais que todas as aplicações identificadas pela Meta foram removidas das suas lojas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
👍🏻 Outros artigos interessantes: