Já há algum tempo que esta decisão parecia ser inevitável, mas foi apenas agora que o parlamento europeu confirmou que no território da União Europeia será obrigatório que smartphones cheguem com USB-C a partir do final de 2024. Aliás, estas medidas não serão aplicadas apenas a smartphones, mas sim a todos os dispositivos eletrónicos de pequeno e médio tamanho.
Essencialmente, a partir de 2025, todos os smartphones, tablets, portáteis, câmaras, headphones, consolas de jogos portáteis e outros gadgets terão de chegar com suporte para carregamento por cabo USB-C.
Apple será a mais afetada pela implementação do USB-C na Europa
A demanda para que o USB-C fosse tornado a escolha padrão na Europa já circulava há muito tempo, tendo sido a Apple o maior entrave ao avanço destas novas leis. Por isso, não é de estranhar que a gigante de Cupertino seja provavelmente a mais afetada por estas alterações. Ao longo dos anos a Apple continuou a apostar nas suas tecnologias proprietárias para conectividade nos seus dispositivos, mas isso já tem vindo a mudar.
Por exemplo, os mais recentes computadores MacBook e tablets iPad chegam já com suporte para USB-C, alargando consideravelmente a sua versatilidade no que respeita a opções de conectividade. No entanto, os iPhones continuam a suportar apenas entrada Lightning da Apple (velocidades equivalentes a USB 2.0).
Foram muitos os rumores que circularam sobre a possibilidade da Apple estar a testar a implementação de USB-C nos seus iPhones, mas até agora ainda nada foi confirmado. Com a confirmação destas medidas na União Europeia, parece inevitável que vejamos chegar ao mercado os primeiros iPhones com USB-C já no próximo ano.
Vale ainda realçar que as medidas não serão aplicadas a dispositivos que necessitem de mais de 100W de energia.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: