Ontem foi um dia terrível para milhares de fãs do serviço de cloud gaming Google Stadia, que até agora se parecia afirmar como o mais popular serviço deste novo segmento do mundo dos videojogos. No entanto, ontem a gigante de Mountain View decidiu informar os seus utilizadores que o serviço irá deixar de existir a partir do dia 18 de janeiro de 2023.
Esta notícia apanhou todos de surpresa, e não há motivos para menos. Durante os últimos meses não houve nenhum tipo de indicação que a Google estaria a ponderar terminar o Stadia. Aliás, tudo indicava que a plataforma continua a crescer consideravelmente, com novos jogos a ser lançados e a entrarem para os seus planos num futuro próximo.
Mais ainda, a expansão do serviço para o México estava prestes a acontecer, o que indicava um bom crescimento.
A Google revelou no seu comunicado oficial que irá utilizar a tecnologia desenvolvida no Stadia em outras partes do seu ecossistema, como por exemplo o YouTube, Google Play e projetos relacionados com realidade aumentada. No entanto, este tipo de revelação drástica, deixa-nos a pensar que isso não é bem o que irá acontecer.
Várias teorias já começaram a circular pela internet, e uma delas deixa-nos a pensar que a Google poderá ter simplesmente aceite uma oferta multimilionária para a venda do Google Stadia. Caso esse tivesse sido o cenário, explicaria facilmente a falta de indicações para o encerramento do serviço, assim como os planos para lançamento de novos jogos.
No entanto, é importante realçar que essa possibilidade não foi revelada pela Google, e não há (ainda) provas concretas que possam suportar a ideia.
O que vai acontecer a todos os jogadores do Google Stadia?
A empresa revelou através do comunicado oficial que irá proceder com reembolso do valor investido em todo o tipo de hardware (adquirido através da loja oficial da empresa) e software comprado na loja do Google Stadia. Ao que parece, tanto jogos como compras feitas dentro dos jogos irão ter direito a reembolso.
Através de um email enviado a cada utilizador, a Google informou que irá tentar realizar todos os reembolsos de forma automática e até meio de janeiro. Caso não seja possível por algum motivo, irão entrar em contacto com o utilizador através de email para proceder ao reembolso manualmente.
Curiosamente, todas as interações realizadas pela Google nas várias redes sociais e fóruns parecem abordar este acontecimento de uma forma extremamente casual, ignorando por completo a extrema frustração dos utilizadores.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: