A DxOMark é uma empresa independente que realiza uma multitude de testes a smartphones, lentes e câmaras fotográficas, tendo ganho grande destaque no segmento móvel durante os últimos anos. Em várias situações a Xiaomi foi uma das grandes beneficiárias destes testes, utilizando os resultados para aumentar consideravelmente o impacto das campanhas de marketing de novos produtos.
No entanto, parece que nem tudo está a ser feito como seria de esperar por parte da fabricante chinesa, pelo menos é isso que alerta o CEO da DxOMark, Frederick Guichard.
Durante uma entrevista ao Jiemian News, Guichard afirma que durante os últimos anos as marcas deixaram de usar estas métricas, a menos que os seus smartphones consigam alcançar o primeiro lugar na tabela. Mas esse não é o único problema.
Em resposta/comentário a um recente relato de que a Xiaomi não enviou o 12S Ultra para a DxOMark por não acreditar que conseguiria alcançar o topo da tabela, Guichard parece não ter dúvidas. O CEO afirma que as fabricantes conseguem obter um grande volume de exposição quando o seu smartphone fica em primeiro lugar, e o mesmo não acontece em todos os outros casos.
Por isso, se a fabricante não acredit que o seu novo smartphone consegue saltar para o primeiro lugar, nem sequer o enviam para realizar testes. Muito provavelmente, isso foi exatamente o que aconteceu com o Xiaomi 12S Ultra. Tal como revela Guichard, a empresa decidiu comprar independentemente o topo de gama e realizou todos os seus testes.
Como esperado, acabou por se ficar pelos 138 pontos, um resultado inferior aos 143 alcançados pelo Xiaomi Mi 11 Ultra que foi lançado no ano passado. Obviamente que fica sempre ao critério de uma fabricante se quer enviar, ou não, os seus smartphones para teste. No entanto, não há dúvida que com este tipo de estratégia, tenta influenciar ao máximo a perspetiva que os utilizadores têm dos seus dispositivos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram ou WhatsApp. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: