Considerada uma das maiores descobertas da biotecnologia dos últimos anos, o Crispr tem potenciais revolucionários ainda em análise; entenda benefícios e riscos.
Com a expansão do investimento e a evolução da ciência, muito se fala sobre a importância e o valor da ética nas questões que envolvem a melhoria da qualidade de vida, incluindo o manejo do DNA. Em 2020, esse tema ganhou força novamente ao reconhecer Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta da tesoura genética.
Desconhecida por alguns, mas revolucionária para toda a comunidade científica, a tesoura genética é uma ferramenta capaz de editar códigos genéticos, que foi desenvolvida em 2011 pela bioquímica, microbiologista e diretora do Instituto Max Planck, de Biologia de Infecções, Emmanuelle Charpentier, e pela cientista e professora da Universidade da Califórnia, nos EUA, Jennifer A. Doudna.
Além de terem marcado a história como a primeira dupla feminina a receber um Nobel de Química, em um curto período de tempo estudando as bactérias, as professoras foram as responsáveis por perceber que a bactéria Streptococcus pyogenes é capaz de se defender de vírus bacteriófagos com o auxílio da enzima Cas9.
O que as mudanças no DNA podem fazer?
Essa até então novidade, aliada ao sistema Crispr, que atua como um mecanismo de defesa no DNA das bactérias, tornou possível programar uma ação no DNA. Ou seja, a tesoura consegue cortar qualquer parte de uma molécula e utilizar a enzima Cas9 para fazer com que a célula produza proteínas capazes de combater o componente indesejado.
Em testes realizados em animais e plantas, os resultados da tesoura genética mostram o que há muito tempo tem sido um sonho para pesquisadores, cientistas e médicos ao redor do planeta: a possibilidade de alterar o código genético para curar de maneira precisa e eficaz doenças hereditárias, câncer, entre outras condições.
Potencial versus ética: o conflito em torno do Crispr-Cas9
Desde a descoberta, há pouco mais de 10 anos, pesquisadores vêm testando a capacidade do Crispr nas mais diversas áreas. Em um dos estudos, foi possível modificar as plantas até chegarem em um nível de resistência a mofo, pragas e secas. Já na categoria animal, conseguiram formar cães supermusculosos e porcos imunes a viroses.
Não é à toa que a tesoura genética é considerada uma das descobertas mais importantes da biotecnologia dos últimos tempos, com grande relevância para todos, mas especialmente para os que pretendem ingressar em uma faculdade de biomedicina. No entanto, ao passo que essa ferramenta beneficia o desenvolvimento científico, ela também abre margem para a discussão ética sobre as consequências que podem ser geradas com o uso em humanos.
Possíveis perigos da edição genética
Além do debate sobre a dimensão social de classe, isto é, quem terá acesso a esse tipo de inovação da ciência, há um outro fator importante: os pesquisadores ainda não conseguem garantir o controle dos efeitos. Apesar da programação da edição genética, o Crispr pode provocar alterações não pretendidas ou até mesmo mutações.
Por essa razão, a técnica não é aprovada para uso em seres humanos, o que fez com que alguns casos se tornassem polêmicos. Em 2018, por exemplo, um pesquisador chinês foi demitido e condenado à prisão ao experimentar ilegalmente a técnica para, supostamente, fazer com que embriões desenvolvessem imunidade ao HIV.
O caso gerou um impacto mundial e evidenciou a importância da deliberação do que ficou conhecido como a capacidade de criar “bebês sob medida”. Por outro lado, existem ensaios clínicos qualificados que obtiveram resultados favoráveis, como em 2020, quando a tesoura genética pela primeira vez removeu a mutação no gene (CEP290), que induz ao quadro de cegueira infantil não tratável.
A engenharia genética já mostrou que tem enorme potencial para promover melhoria de vida para a saúde da população. O importante é direcionar o uso para as funcionalidades certas, com responsabilidade e comprometimento, para que não acabe se tornando uma ferramenta capaz de ceder à pressão estética, alterando características físicas.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: