Você sabe o que é inteligência artificial? Toda empresa que deseja se manter no mercado de forma eficiente precisa compreender os detalhes sobre o tema. Afinal, se trata de uma tecnologia que moderniza os processos de um negócio.
Com a evolução tecnológica, as empresas devem estar atentas às principais ferramentas da atualidade. Assim como escolher os melhores planos de internet para o negócio, entender o que é inteligência artificial é importante para potencializar a produtividade da organização.
Além disso, independentemente da área de atuação, a empresa garante diversas vantagens que vão além da automação mecânica. E para você saber o que é inteligência artificial, preparamos esse artigo completo.
Continue com a gente e confira. Boa leitura!
Afinal, o que é inteligência artificial e como funciona?
A princípio, deve-se entender que inteligência artificial é um grupo de várias tecnologias, como algoritmos, sistema de aprendizado, redes neurais artificiais dentre outros.
Ou seja, é um conjunto de tecnologias que simulam capacidades humanas ligadas à inteligência. Nesse sentido, ela é capaz de utilizar soluções tecnológicas para realizarem ações de forma inteligente.
Além disso, esse é um campo da ciência, que tem o objetivo de analisar e desenvolver máquinas para realizar ações humanas de forma autônoma. Assim, também está ligada à robótica.
Tipos de inteligência artificial
Existem vários tipos de inteligência artificial, com capacidades diferentes, a depender do algoritmo que está sendo utilizado. Por isso, entenda que algumas possuem algoritmos específicos, como visão computacional e linguagem natural.
No entanto, a maioria é baseada em técnicas de machine e deep learning. Para que você entenda melhor, separamos detalhes sobre elas a seguir. Confira!
Machine learning
A inteligência artificial com base em machine learning utiliza redes neurais, que são sistemas de computação com interconexões agindo como neurônios. Por causa disso, essa inteligência consegue modificar o comportamento de forma autônoma.
Isso acontece de acordo com a própria experiência e informações fornecidas pelas análises de navegação.
Visão computacional
A visão computacional é um tipo de inteligência artificial que analisa e desenvolve a capacidade das máquinas interpretarem as informações visuais. A partir dessas informações, se iniciam os comandos.
Vale destacar que a visão computacional não procura fazer uma imitação da visão humana, já que a intenção é ir além dessa visão.
Inteligência artificial: o que é Deep learning
As inteligências artificiais com base em deep learning, que também é conhecida como aprendizado profundo, usam redes neurais com camadas de aprendizado.
Assim, elas conseguem entender os padrões mais complexos. Além disso, adquirem uma capacidade maior de processar dados em menos tempo.
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
O processamento de linguagem natural é um tipo de inteligência artificial especializada que usa algoritmos específicos para compreender e simular a linguagem humana.
Como assim? Bom, ela permite que uma tecnologia tenha compreensão do que o ser humano diz ou escreve. Dessa forma, é possível formular respostas compreensíveis com a utilização de uma linguagem humanizada.
Um exemplo de PLN visto com bastante frequência são as assistentes virtuais.
Inteligência artificial: o que é e seus benefícios
A inteligência artificial é fundamental para todas as empresas que desejam acompanhar as mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo no mercado. Com a AI o negócio consegue gerar uma série de vantagens de uma empresa.
Veja alguns desses benefícios a seguir.
- Mais produtividade;
- Investimento a longo prazo;
- Foco no usuário;
- Análise de dados complexos;
- Processos otimizados.
O que é inteligência artificial e como ela é aplicada no dia a dia
Certamente você já entendeu que o cenário da inteligência artificial é amplo, não é mesmo? Nesse sentido, há uma série de aplicações dessa inteligência no dia a dia. Confira algumas delas:
Assistentes virtuais
As assistentes virtuais estão cada vez mais habituais no cotidiano das pessoas. Entre elas você consegue encontrar a Cortana, Siri, Google Assistente e Alexa.
Com essas assistentes, o usuário tem uma série de vantagens e recursos, como pesquisas online e opções de entretenimento, como ouvir músicas.
Serviços de streaming
Inteligência artificial o que é e o que tem a ver com serviços de streaming? A inteligência artificial utiliza principalmente a personalização pelo sistema de recomendação dos serviços de streaming.
Portanto, saiba que ao utilizar serviços de plataformas, como Spotify e Netflix, você estará recebendo recomendações da inteligência artificial.
Games
Inteligência artificial nos games? Sim, é isso mesmo, ela está no mundo dos games! Para se ter uma ideia, há diversos recursos inovadores que estão modificando essa forma de diversão, como a realidade virtual e realidade aumentada.
Medicina
Em muitos tratamentos médicos já se utiliza a inteligência artificial, e isso torna os tratamentos cada vez mais eficientes.
E qual área da medicina ela está mais presente? Então, um campo que usa muito essa tecnologia é a oncologia. Muitos profissionais conseguem identificar a doença do paciente com a radiografia, por exemplo.
Bancos
Certamente você já interagiu com a inteligência artificial ao solicitar os serviços bancários. A grande maioria das instituições bancárias usam essa tecnologia para otimizar e automatizar os processos, com serviços de chatbots, assistentes virtuais, dentre outros.
Não poderíamos deixar de falar de uma das maiores empresas do mundo que utiliza essa tecnologia.
A inteligência artificial é que permite que a empresa consiga compreender a intenção do usuário na hora de realizar a pesquisa no buscador. Ou seja, entende o comportamento do cliente e gera uma melhor experiência.
Aplicativos de GPS
Outra ferramenta bastante utilizada é o GPS. E se você conta com aplicativos de GPS no seu dia a dia, saiba que está utilizando os serviços de uma inteligência artificial.
Isso porque elas fazem o monitoramento em tempo real do trajeto, informando dados sobre a localização do usuário.
Além disso, outra situação que ela está presente é nos aplicativos de delivery, que possuem um sistema de GPS interno para saber a localização do pedido.
Conclusão
Inteligência artificial o que é? Depois de acompanhar todo o conteúdo desse artigo, você já sabe do que esse conjunto de tecnologias se trata e o que ele é capaz de fazer, certo?
Sendo assim, se você tem um negócio, não deixe de integrar a inteligência artificial e modernizar os processos da sua empresa. Então não espere mais, a inteligência artificial é o caminho da evolução da sua empresa.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: