A pesquisa é a base de qualquer boa estratégia de marketing. Se você deseja fazer sua empresa crescer e se desenvolver de maneira confiante, é imprescindível que inclua boas buscas, coletas e análise de dados em seu dia a dia.
Por mais que seja de conhecimento geral que uma boa pesquisa faz toda a diferença na hora de colher os resultados, chegar até ela é um caminho um tanto conturbado.
Buscando te ajudar a entender seu cliente, seu mercado e sua empresa, vamos te mostrar, semanalmente em nossa coluna, como você pode aprender a pesquisar corretamente para trabalhar com os dados a seu favor.
O primeiro desses três passos veremos hoje e se chama Pesquisa Exploratória!
Veja não apenas o que é, mas como aplicá-la para que possa começar a implementar essa metodologia ainda hoje em sua empresa. Boa leitura!
O que é uma Pesquisa Exploratória?
O nome da Pesquisa Exploratória já entrega muito do que ela é. Com o objetivo de entender uma hipótese ou uma situação, ela vai investigar um problema que ainda não foi totalmente identificado.
Sua função é dar início a um processo de pesquisa complexo que passa por 3 diferentes pontos, os quais vamos te mostrar no decorrer deste e dos demais conteúdos. Mas para que você já fique ciente, enquanto a Pesquisa Exploratória se encarrega de dar o primeiro passo nessa busca, a Pesquisa Descritiva e Explicativa ficam responsáveis pelo desenvolvimento e conclusão de uma hipótese.
Entretanto, voltando à exploratória, podemos dizer que ela é desenvolvida com a função de compreender melhor o problema que será desenvolvido durante a pesquisa como um todo. É por esse mesmo motivo que ela concentra seus esforços em coletar dados bibliográficos, mas falaremos disso em breve.
Para que fique mais claro, vamos ver a pesquisa exploratória em um exemplo prático.
Imagine que você é dono de uma loja de sapatos, e notou que a procura por tênis aumentou muito nos últimos meses. Assim, é natural que pense que, ao aumentar a variedade desses calçados, passará a vender ainda mais.
Contudo, essa é apenas uma hipótese, pois seus clientes podem estar a procura de um tênis específico e não tênis em geral, fazendo com que a variedade de opções não seja relevante para sua decisão de compra.
Para ter certeza de qual caminho seguir e não gastar dinheiro comprando sapatos que não serão vendidos, o dono decide fazer uma pesquisa exploratória.
Dessa maneira, podemos perceber que ela se apóia em hipóteses, possibilidades de acontecimentos, a fim de definir qual deles é o mais provável de acontecer. A confirmação dessa hipótese fica para os passos seguintes de pesquisa.
Metodologia da Pesquisa Exploratória
Como mencionamos, essa pesquisa se baseia muito em dados bibliográficos, isso porque ela representa um estágio ainda muito inicial do desenvolvimento de uma hipótese, permitindo que informações mais gerais tragam boas conclusões para a etapa.
Porém, não é apenas de artigos que se faz uma pesquisa exploratória. Entrevistas e formulários de pesquisa são uma saída ótima para quando você precisa complementar suas informações.
Voltando ao nosso exemplo, podemos imaginar que o dono da loja de calçados fez algumas buscas na internet para entender as tendências de mercado para a venda de tênis na sua região.
Mas considerando que isso não era suficiente, ele também passou a pedir para que seus funcionários realizassem uma rápida entrevista toda vez que um cliente fosse finalizar a compra.
Durante o pagamento no caixa, eles perguntavam se o cliente tinha buscado por uma marca de tênis específica, e se sim, por qual?
Apenas com essas duas informações o dono pode ter uma visão mais ampla de seus consumidores e seus hábitos de compra.
Conclusão
A pesquisa exploratória é apenas a pontinha do iceberg das pesquisas de mercado, mas uma ótima maneira de começar suas buscas.
Ao utilizá-la em seu dia a dia, verá que seu tempo dedicado à pesquisa na sua empresa irá diminuir, isso porque você poderá encontrar as hipóteses mais válidas logo no início e se focar nelas, sem perder tempo com possibilidades que no fim não fazem sentido para o seu negócio.
E agora que já sabe como, basta iniciar suas buscas!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: