Se você está no mundo do Marketing Digital há algum tempo, é certo que já ouviu alguém falar que o grande objetivo das empresas é entregar o que o cliente precisa, no momento e do jeito que ele deseja, ou algo próximo a isso.
Por mais clichê que pareça, essa é realmente a máxima do marketing que sempre devemos perseguir. Entretanto, o que torna isso difícil é saber por onde começar.
Na teoria, conhecer o cliente e entender a melhor maneira de convencê-lo parece fácil, mas a prática não é tão simples assim. Para te ajudar a iniciar seu processo de compreensão do consumidor, vamos te apresentar o Mix de Marketing.
Essa é uma estratégia que busca estruturar sua empresa em 4 pilares principais que, quando unidos, mostram o que o cliente deseja, como ele deseja, quando ele deseja e até mesmo quanto ele está disposto a pagar. Parece um bom começo, não?
O que é Mix de Marketing?
Conhecido também como 4Ps do Marketing, o Mix de Marketing é uma ferramenta que usa de diferentes elementos para criar um panorama completo sobre o público de uma empresa e o que ela deseja. Chamado por alguns especialistas da área de “fórmula ideal do marketing”, ele vai focar em compreender 4 pontos específicos com o intuito de aumentar as vendas.
Criado em meados da década de 1960 por Jerome McCarthy, o Mix de Marketing tinha como elementos de sua construção o Product (produto), Price (preço), Place (lugar) e Promotion (promoção), dando assim origem a seu segundo nome de 4Ps.
Apenas por essa descrição rápida já conseguimos ter uma ideia do que esse mix vai buscar e com ele vai trabalhar. Mas para que não haja dúvidas, vamos conhecer cada uma de suas partes separadamente!
Como usar os 4Ps do Mix de Marketing para melhorar sua empresa?
O primeiro ponto a ser tratado no Mix de Marketing é o Produto. Ele pode ser entendido como qualquer coisa que uma empresa venda, seja um produto físico, digital, um serviço ou o que mais for.
Essa é a sessão do mix em que serão analisados pontos de User Experience, qualidade, usabilidade e outros aspectos que constroem o produto. Assim, quando criar seu mix, neste momento deve se atentar a forma, embalagem, design e outros aspectos desse tipo.
Entram aqui também outros pontos que se relacionam ao uso do produto, como a assistência técnica, a garantia e muito mais. Para facilitar, pense que ao procurar por esse P do mix deve responder às seguintes perguntas:
- Qual a finalidade deste produto para o cliente? O que ele agrega?
- O que o torna único no mercado? Qual o seu diferencial?
- Como é a produção deste produto? E o design?
Seguimos para o Preço, onde não precisamos nos alongar muito, pois tenho certeza de que sabe o que vamos procurar aqui.
Esse é o ponto onde buscamos entender quanto nosso produto vale aos olhos dos clientes, fazendo assim um combinado entre o custo de produção e o quanto o consumidor está disposto a pagar. As perguntas deste P são:
- Qual a faixa de preço que seus clientes podem pagar?
- Você traz algum diferencial que justifique seu preço?
- O que o produto pode agregar aos clientes que pode ser incluído na precificação?
O terceiro ponto do Mix de Marketing é a Praça, ou lugar. Esse é o P onde vamos entender melhor o mercado consumidor!
A ideia aqui é entender como você vai chegar até o seus clientes. Saber onde eles estão e como eles se deslocam nesse mercado é essencial. Uma boa maneira de coletar esses dados é com a ajuda de ferramentas como a Jornada do Cliente, mas por hora pense que as perguntas que deve responder são:
- Onde os clientes procuram por produtos?
- Eles preferem lojas online ou físicas?
- Quais os canais que os seus concorrentes mais usam para entrar em contato com os clientes?
Por fim, chegamos a Promoção, o último ponto do Mix de Marketing. Aqui sua empresa deve pensar em questões comunicativas, ou seja, quais campanhas de divulgação, propagandas e linguagens você vai usar para atrair os clientes.
Se você já estudou sua persona sabe a maioria dos pontos que são incluídos aqui. Caso não, essa é uma ótima oportunidade, já que os diferentes aspectos desse personagem fictício podem ajudar tanto na promoção como em outros Ps do seu mix.
Para te dar um norte, busque responder essas perguntas:
- Como a concorrência está se promovendo?
- Como os meus clientes esperam ser abordados?
- Qual a melhor maneira de falar com eles para que não sejam esquecidos tão cedo?
Conclusão
O Mix de Marketing é uma estratégia pouco conhecida quando comparada a grandes ferramentas do mercado, como o Planejamento de Marketing, mas nem por isso é menos importante!
Para que você desenvolva sua empresa é preciso ter um ponto de partida, e nada melhor do que os 4Ps para isso.
Agora que já sabe quais perguntas deve procurar responder, preencha seu documento de Mix e prepare sua empresa para vender mais.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: