A Anacom – Autoridade Nacional das Telecomunicações revela que o 5G ainda é um fenómeno urbano, com 79 por cento das 2918 estações existentes no país a situarem-se em áreas densamente povoadas.
Em comunicado, a Anacom revela ainda que a NOS é a operadora com melhor cobertura 5G, tendo quase quatro vezes mais estações do que as concorrentes Vodafone e MEO.
De acordo com a Autoridade Nacional das Telecomunicações, 198 concelhos já têm cobertura 5G, o que corresponde a 64% dos municípios do país. Já no caso das freguesias a percentagem é bem menor, com 859 freguesias, 28%, a terem cobertura de última geração.
NOS lidera no 5G
Analisando os dados da Anacom, pode-se verificar que também no que diz respeito à tecnologia 5G Portugal é bastante assimétrico. Assim, do total das 2918 estações existentes, “a grande maioria das estações 5G, 79% do total, correspondendo a 2316 estações, localiza-se em áreas predominantemente urbanas”. “Apenas 11% (325 estações) estão instaladas em áreas mediamente urbanas e 10% (277 estações) em áreas predominantemente rurais”, lê-se ainda no comunicado.
Curiosamente, é a cobertura 5G que está a virar o jogo entre os operadores, uma vez que a NOS está bem à frente da concorrência nas telecomunicações de última geração, mas ainda é a operadora com menor cobertura a nível nacional.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
5G: melhor velocidade é em Estarreja
De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações, Estarreja é o concelho do país com maior velocidade de download, com 871 Mbps, bem acima da média nacional, que se situa nos 206 Mbps. O concelho da Moita vem logo atrás, com com 715 Mbps, seguindo-se Vizela, com 690 Mbps.
Segundo a Anacom, “o valor médio destes testes realizados em todo o país, em termos de velocidade de download, situou-se em 306 Mbps, ou seja, um valor superior em 244 Mbps ao observado nos testes 4G e superior em 68 Mbps ao observado em testes de Banda Larga fixa. No caso da Banda Larga fixa foi considerado o valor constante do relatório do NET.mede relativo ao 1º trimestre deste ano.”
Já quanto ao upload, “observou-se um valor médio de 44 Mbps, ou seja, um valor superior em 24 Mbps ao observado nos testes 4G, mas inferior em 61 Mbps ao observado nos testes de Banda Larga fixa.”
Finalmente, “o valor médio em termos de latência situou-se em 26 ms, menos 9 ms do que o observado nos testes 4G, mas mais 9 ms face ao observado nos testes de Banda Larga Fixa.”
Leia o comunicado na íntegra aqui: ANACOM – ANACOM divulga um primeiro balanço sobre o desenvolvimento do 5G em Portugal
Outros artigos interessantes: