Assim como aconteceu com os e-commerces em geral, os marketplaces também foram positivamente atingidos durante a época de pandemia.
Com todos em isolamento social, passamos a comprar cada vez mais na internet, e se no momento não podíamos mais ir em shoppings, foram os shoppings virtuais que superam nossas necessidades.
Mas para além dos grandes marketplaces do mercado como IFood e Amazon, você sabia que também pode ter o seu próprio?
Neste conteúdo vamos te explicar tudo o que precisa para usufruir dessa oportunidade de mercado que se expande cada vez mais!
O que é um Marketplace?
Assim como no mundo físico, na internet também encontramos várias configurações de lojas. Entre elas, os marketplaces funcionam como uma ponte única que conecta a oferta e a demanda.
Para usar um exemplo prático, pense no marketplace como sendo uma espécie de shopping digital, onde encontramos várias empresas diferentes vendendo no mesmo lugar. O intuito dessas plataformas é facilitar a compra e ajudar os clientes a encontrarem tudo o que precisam de modo mais fácil.
Essa configuração de plataforma vem se expandindo cada vez mais por ser uma alternativa mais viável e também mais econômica para os clientes e marcas.
A grande vantagem de se estar em uma marketplace, como a Shopee, por exemplo, é que não é necessário estruturar a loja online, já que os sistemas de compra e venda já vem dentro do pacote ao cadastrar sua empresa.
É claro que isso não impede que você construa o seu próprio marketplace, como vamos mostrar a seguir. Mas antes de irmos para esse “como fazer”, precisamos deixar claro que essas plataformas funcionam em diversas categorias e que, com certeza, você conseguirá encaixar a sua empresa em uma delas.
Uma das principais vantagens destes shoppings virtuais é que eles costumam ser nichados, o que facilita o contato das marcas com um público muito mais propenso à compra. Outro tipo de segmentação muito presente nos marketplaces é se a venda será B2C, B2B ou até mesmo C2C.
Existem exemplos para todas estas configurações, para facilitar o entendimento de cada um, saiba a que a Amazon é um exemplo B2C, a NetSuprimentos é um B2B e lojas de troca e venda de produtos usados, como Enjoei, são do tipo C2C.
Como ter o seu próprio Marketplace?
Criar um marketplace é mais simples do que se imagina. Assim como para criar um e-commerce, toda a sua estruturação deve ser feita com base em estudos de público que vão fornecer os dados necessários para encontrar as boas oportunidades do mercado.
Assim, o primeiro passo para criar o seu shopping virtual é escolher um nicho. Quem serão seus clientes? O que eles desejam? Como empresas concorrentes suprem suas necessidades e quais as possibilidades desse mercado?
Ao responder essas perguntas você terá em mãos as informações necessárias para começar a estrutura do seu marketplace. Isso porque a segunda etapa de criação é a escolha de uma plataforma para hospedar o seu shopping virtual.
Para a nossa sorte, hoje existem diversas dessas plataformas prontas na internet apenas esperando por você. Assim, aproveite essa facilidade e parta para o próximo passo.
Agora é hora de começar a atrair os vendedores, ou seja, as outras empresas que vão fazer parte deste seu shopping. Para isso, use das informações coletadas no passo um e mostre para esses vendedores como o seu marketplace vai se destacar no mercado e atrair mais clientes. Ter um bom plano e elaborar estratégias de marketing condizentes com o seu público é o que vai garantir estes vendedores.
Por fim, é hora de começar a atrair o público. Agora sim você deve colocar seu marketplace online e começar a mandar tráfego para ele, de preferência orgânico. Quanto mais pessoas acessarem seu shopping virtual, mais empresas vão querer se cadastrar e mais consumidores vão aparecer, tornando esse um ciclo de rentabilidade!
Conclusão
Desenvolver um marketplace, ou se cadastrar em um, é uma saída simples e inteligente para expandir suas fronteiras e chegar até mais clientes. Isso porque, além do suporte de vendas que as plataformas oferecem, você ganha velocidade de expansão com a grande quantidade de clientes que agora pode atingir!
E então, já pensou em transformar sua empresa em um marketplace?
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: