A correta gestão do tempo impacta desde a distribuição das tarefas pelos times até o funcionamento geral da empresa.
Acompanhar e registrar os horários de entrada e saída dos funcionários, além de contar o tempo efetivamente produtivo, podem parecer aspectos de uma gestão tradicional de pessoas, mas, na realidade, esses elementos são bastante atuais.
Essa visão também é reforçada pela inovação dos modelos organizacionais, como a possibilidade de horário flexível. Assim, muitas empresas já começaram a investir em softwares de gestão de tempo.
A correta gestão do tempo impacta desde a distribuição das tarefas pelos times até o funcionamento geral da empresa. Não surpreende, então, que esse elemento tão importante para a gestão de RH esteja ganhando destaque nas empresas atualmente.
Software de gestão de tempo e novas realidades nos negócios
A gestão do tempo corresponde ao conjunto de técnicas e ações que têm o objetivo de acompanhar o trabalho e a produtividade dos colaboradores. Esses aspectos são de grande importância e impactam outras frentes da gestão de Recursos Humanos, por exemplo, o cronograma de entrega, a elaboração de novos projetos ou os planos de promoção e incentivos internos.
Mas tudo isso envolve também uma série de desafios logísticos que estão relacionados às novas realidades do universo do trabalho. Uma dessas tendências é o teletrabalho (ou home-office), solução cada vez mais adotada pelas empresas, de forma parcial ou total, e que pode ser um desafio para o controle do tempo de trabalho.
Nesse sentido, os profissionais de RH precisam encontrar soluções para realizar uma gestão do tempo que não seja invasiva para o colaborador e que não deixe o funcionário em uma situação de constrangimento ou pressão.
Digitalização, a chave para ganhar eficiência
Como em outras frentes da gestão de Recursos Humanos, a tecnologia oferece às empresas uma série de soluções para otimizar a gestão do tempo, independentemente do segmento do negócio.
O software de gestão de tempo Bizneo HR cobre esse ponto graças a três sistemas que estão perfeitamente integrados entre si e que simplificam a gestão do trabalho para o RH: controle de escala, controle de ponto e controle de férias.
Software para controle de ponto
O controle de horários talvez seja um dos pontos mais críticos do gerenciamento do tempo para a área de Recursos Humanos. O software de controle de ponto da Bizneo HR é muito flexível e adaptável às características de cada empresa para oferecer um modelo totalmente personalizado, levando em consideração todas as particularidades do negócio.
O objetivo é aumentar a motivação e a produtividade dos profissionais. Portanto, trata-se de uma solução pensada também para ajudar os funcionários.
Outros benefícios de um software como esse, incluem:
- Diminuição de faltas dos funcionário;
- Economia de recursos financeiros;
- Maior fluxo de dados para otimizar as tomadas de decisão;
- Facilita o cálculo das folhas de pagamento;
- Flexibilidade de horário;
- Balanceamento de horas e carga de trabalho;
- Maior transparência nas relações de trabalho.
O sistema é feito para atender tanto às necessidades das PMEs como de grandes empresas, com soluções que facilitam o recrutamento de colaboradores e funções avançadas, como a validação de IP.
Outras funcionalidades que estão na lista incluem o contador de horas e o controle dos horários de entrada e saída dos funcionários.Todas essas funções são automatizadas, contribuindo para o aumento de produtividade, a redução de erros manuais e a agilidade dos processos.
Sistema de escala de trabalho
O controle de escalas é fundamental para organizar e monitorar os turnos de trabalho. Esse elemento é um dos pilares do gerenciamento feito pelo RH. Afinal, sem o controle de escalas, falta clareza para os funcionários sobre as próprias responsabilidades, o que impacta também na produtividade e na motivação.
A qualidade dos processos também pode ficar comprometida se houver confusão em relação aos turnos, afetando diretamente os resultados da empresa.
Assim, a gestão dos turnos ou escalas de trabalho pode ser um grande desafio para os profissionais de RH. Esse aspecto acaba gerando uma grande tensão na empresa e compromete a qualidade do ambiente de trabalho nas empresas.
A atribuição de turnos pode desencadear desconfianças. Então, as áreas de Recursos Humanos mais preocupadas com a eficiência das operações já adotam um software de escala de trabalho para gerenciar esse aspecto.
Com um sistema especializado, as escalas são distribuídas de forma automatizada, de acordo com os critérios personalizados de cada empresa (para evitar duplicações e indicar exceções, por exemplo).
Ao mesmo tempo, o software evita os problemas que costumam ocorrer tradicionalmente quando há troca de turnos. Afinal, todas as mudanças em relação à escala de funcionários são registradas automaticamente no sistema de RH.
Software de gestão de férias
O controle de férias é um grande ponto de atenção para o setor de Recursos Humanos das empresas. Mas organizar as férias de vários funcionários simultaneamente, por exemplo, pode ser um problema para o RH.
Por isso, é preciso ter planejamento para evitar falta de mão de obra e prejuízos financeiros. É preciso também respeitar as particularidades de cada plano de férias de acordo com cada funcionário.
Em relação à gestão de folgas, um software de controle de férias permite um planejamento detalhado de todo o calendário de trabalho e é atualizado à medida que os períodos de descanso são atribuídos. Isso evita a sobreposição de férias em todo o departamento, com o consequente impacto no funcionamento da empresa.
Vantagens de um aplicativo para gerenciamento de tempo
Os sistemas descritos acima, que fazem parte do software de gestão de tempo Bizneo HR, oferecem várias funcionalidades muito importantes para as empresas e que trazem uma série de benefícios, devido a sua praticidade e facilidade de uso.
O aplicativo de gerenciamento de tempo agiliza todas as operações relacionadas à gestão de trabalho, tanto para funcionários, como para gerentes de RH.
Uma das vantagens do app é o armazenamento em nuvem. Isso significa que os usuários podem acessá-lo de forma remota, de qualquer dispositivo e a qualquer momento, com a tranquilidade de saber que todas as ações serão devidamente registradas. O controle dos horários é feito de maneira muito mais simples, assim como o registro da jornada de trabalho, feito sem que o funcionário precise ter qualquer ação adicional.
Assim como os outros sistemas apresentados, o app de gestão de tempo também pode ser integrado com softwares de Recursos Humanos, otimizando o tratamento de dados.
Com isso, as informações geradas pelo aplicativo servem tanto para validar o controle da jornada de trabalho, quanto para registrar as horas extras, calcular os períodos de descanso pendentes ou otimizar os procedimentos de rotina da área de Recursos Humanos.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: