Há décadas, jogar com os amigos sempre foi uma excelente forma de diversão e entretenimento. Há pessoas com personalidades mais e menos competitivas pelo mundo, mas é fato que dificilmente encontramos alguém que não tenha recordações sobre bons momentos vividos entre partidas de jogos assim ao longo da vida.
Hoje em dia, é cada vez maior o número de opções de entretenimento online com aplicativos a um clique de distância, para todos os tipos de gosto, desde quem gosta de jogos de videogame e mobile até quem prefere plataformas de jogos de azar para entretenimento, como é o caso da LeoVegas app, um exemplo que tem demonstrado como os jogos de azar têm configurado uma forma cada vez mais popular de entretenimento virtual. O aumento dessas plataformas só demonstra uma nova realidade do mundo que ganha cada vez mais força.
Antigamente, era necessário um espaço físico para que as pessoas pudessem se entreter juntas: a casa de alguém, um parque no fim de semana ou mesmo o horário do recreio na escola. Hoje em dia, no entanto, é cada vez mais fácil se reunir com seus amigos num dos seus jogos favoritos, mesmo que eles estejam do outro lado do oceano – ou até mesmo no mesmo condomínio, mas no conforto dos pijamas em suas casas.
Uma modalidade cada vez mais difundida entre os adeptos dos jogos online é o crossplay, que promete facilitar a vida das pessoas que adoram participar da diversão sem terem o trabalho de sair de casa.
Afinal, o que é o crossplay?
O crossplay se caracteriza pela oportunidade de proporcionar às pessoas uma ferramenta para que participem do mesmo jogo, em tempo real, utilizando diferentes plataformas. Muitos jogos já aderiram ao sistema e permitem, por exemplo, que usuários que estão utilizando o celular joguem com outros que preferem estar à frente de um computador sem que haja qualquer perda de funcionalidades para ambos.
É inegável a flexibilidade que esse tipo de inovação permite, conseguindo atingir aos mais diferentes públicos de várias idades. Os jogos ganham cada vez mais força, principalmente quando os desenvolvedores pensam na usabilidade para os diferentes dispositivos. Além disso, o próprio jogador, desde que tenha uma conta para acessar o seu progresso no jogo, poderá jogá-lo usando o dispositivo que for mais conveniente no momento.
Ainda que o jogador prefira utilizar a versão desktop, por exemplo, nada o impedirá de passar de fase também utilizando o celular quando este estiver mais à mão e for mais oportuno.
Como os videogames podem competir com os dispositivos móveis e Pcs?
Sendo o Crossplay uma ferramenta que, em boa parte das vezes, é encontrada em jogos versão desktop e mobile, é fundamental que as grandes plataformas de videogames invistam nesse tipo de serviço para não ficarem de fora da nova moda do momento.
É fato que há cada vez mais investimento nas diferentes esferas da sociedade no que diz respeito à utilização dos jogos, inclusive desmistificando a premissa de que os jogos não podem ser usados em caráter educacional. Sendo assim, é cada vez mais importantes que as plataformas enxerguem o futuro dos jogos multiplayer para os adeptos dos mais diferentes tipos de dispositivo, estreitando laços com as mais diferentes versões que são possíveis aos jogos.
Apesar de ser um investimento inicialmente mais custoso, tendo em vista que todo o desenvolvimento dos jogos terá que ser pensado nesse sentido, o fato é que, com o número maior de usuários satisfeitos atingidos, o investimento inicial que é feito na programação dos jogos logo será justificado. Os videogames somarão ainda mais possibilidades de utilização, trazendo de volta um público que por algum tempo pode ter deixado de lado os consoles por outras plataformas. Se as plataformas de videogame continuarem investindo nessa possibilidade, o público certamente se sentirá ainda mais satisfeito, já que “versatilidade” é uma das palavras que tem guiado o mundo nos dias de hoje.