A migração de ERP é uma alternativa para empresas que não estão satisfeitas com a ferramenta atual. Contudo, muitos gestores adiam essa migração por se tratar de um processo que afeta a estrutura da empresa. Afinal, o ERP funciona de forma integrada. Entretanto, continuar com um sistema que não oferece o que a organização precisa é muito mais prejudicial para a produtividade do negócio.
Diante dessa situação, o recomendado é que a mudança de sistema ocorra. Porém, essa migração precisa ser planejada para tornar esse processo de transição mais seguro e satisfatório no final das contas.
Veja a seguir como promover essa alteração na sua empresa de uma maneira bem mais fácil e descubra também como a Omie pode participar dessa transformação oferecendo o melhor serviço para o seu negócio.
O que é ERP?
ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning que traduzido para o portugues quer dizer Planejamento dos Recursos da Empresa. Em uma organização, o ERP é um sistema de gestão empresarial, que auxilia nas atividades e processos internos. Ele automatiza ações manuais e repetitivas em processos realizados por software, assim garantindo a união, segurança e praticidade em um único banco de dados.
Como fazer a migração de ERP?
A migração de sistema ERP é a substituição de um sistema de gestão ineficiente por uma opção mais moderna, atual, personalizada com as demandas da empresa e que ofereça melhores resultados.
Mas, essa alteração não é uma tarefa simples. Como vimos, o sistema ERP faz a ligação entre todos os departamentos corporativos. Então, fazer mudanças no sistema também implica em alterações na comunicação e na operação dos setores relacionados.
Então, por mais que a troca seja imprescindível e inevitável, ela precisa ser gradativa, organizada, com participação da equipe de trabalho, com a escolha de um bom sistema e reduzindo ao máximo as chances de erro.
A seguir, separamos algumas dicas que vão tornar essa movimentação mais natural e, ao mesmo tempo, consistente.
Faça uma escolha coerente
Obviamente, só faz sentido trocar um sistema por outro quando o novo candidato é melhor do que o anterior. Por isso, o primeiro passo é escolher um sistema ERP moderno, multifuncional e, de fato, eficiente.
De todas as opções disponíveis no mercado, avalie aquela que se encaixa no que se a sua empresa precisa, identifique as funções existentes, as inovações e tecnologias utilizadas. Assim, terá mais chances de fazer uma escolha satisfatória.
Mapeie os processos
O mapeamento de processos deve ser construído com base nas operações executadas por cada setor. Ou seja, nas atividades pertencentes a cada área.
Sabendo com detalhes quais são essas tarefas, fica muito mais fácil descobrir os módulos do ERP que serão necessários. E, com isso, o seu sistema será muito mais personalizado e adequado às necessidades do negócio.
Treine sua equipe
O treinamento da equipe é fundamental para que não haja problemas na execução do sistema e também para o melhor aproveitamento de todas as suas funcionalidades.
Apesar de ser um software de simples operação, o sistema ERP exige certa habilidade de quem o manuseia. Então, pode ser que a equipe sinta um pouco de dificuldade no uso da nova ferramenta e, para isso não atrapalhar a produtividade, é necessário investir em capacitação.
Monitore o uso
A última orientação, mas não menos importante, é o monitoramento do uso do sistema ERP. Após concluir a instalação, faça análises frequentes para conferir se os resultados estão alinhados com o objetivo planejado e pensado lá atrás.
É durante esse acompanhamento que os possíveis erros são encontrados e que os ajustes são feitos, deixando o processo de gestão mais fluido e fácil de manipular e de analisar.
Por que migrar para o ERP da Omie?
Pudemos perceber que a mudança de ERP pode, realmente, mudar um pouco a rotina da empresa por alguns dias e exigir algumas adaptações do gestor e dos demais colaboradores. Mas, também vimos que os benefícios dessa migração são inúmeros e que vale a pena inovar para obter mais vantagens ao longo do tempo.
O sistema ERP da Omie surge, então, como a melhor alternativa, oferecendo várias funcionalidades e serviços que vão deixar a rotina da sua empresa muito mais tranquila e com muita praticidade.
Conheça, a seguir, o que a sua empresa vai ganhar ao fazer a portabilidade de ERP para a Omie:
Sistema totalmente on-line
Por ser um sistema que opera totalmente on-line, o ERP da Omie pode ser acessado de qualquer lugar, desde que o usuário tenha à disposição um computador e uma rede de internet. Assim, o acesso aos dados é rápido e flexível e sem exigir equipamentos de tecnologia avançada.
A segurança das transações é garantida pela definição única e exclusiva dos dados de acesso ao sistema. Cada profissional recebe um usuário e senha únicos, garantindo a privacidade das informações.
Integração de processos
Uma das grandes vantagens do sistema ERP da Omie é o aperfeiçoamento e o estímulo da comunicação entre os setores. Como os diferentes departamentos poderão acessar as informações ao mesmo tempo, a troca de ideias entre eles será muito mais expressiva, direta e eficaz.
Por ser um software de atuação digital, essa troca acontece em tempo real, de forma integrada, o que facilita a tomada de decisões e a coerência das informações.
O setor de estoque, por exemplo, é muito melhor gerenciado quando os setores relacionados trabalham em conjunto, como a área de vendas, o financeiro e o próprio estoque. Como um depende do outro, é muito mais fácil integrá-los com a ajuda de um software ERP.
Relatórios personalizados
Ao fazer a migração de ERP para a Omie, o gestor terá acesso a vários tipos de relatórios, todos personalizados e de acordo com a demanda da empresa. Além disso, todos eles serão divididos por módulos ou setores.
Como vimos, o acompanhamento é um dos cuidados importantes na hora da substituição do ERP. E os relatórios ajudam o gestor a monitorar os resultados e a perceber o desempenho da empresa.
Com esses dados em mãos, atuais, bem divididos e organizados, é possível pensar em decisões mais estratégicas, seja para reduzir os custos, objetivo de toda empresa, ou para investir mais no que está dando certo.
Usabilidade intuitiva
No geral, o sistema ERP não exige do usuário um grande conhecimento tecnológico. Contudo, alguns softwares são, de fato, mais complexos e dificultam o acesso e a produtividade dos colaboradores.
Diferente de muitos, o sistema ERP da Omie é totalmente intuitivo, com interface simples e agradável e layout criado para facilitar a rotina financeira e não torná-la ainda mais burocrática e difícil de compreender.
Além das funcionalidades, o ERP da Omie oferece vários treinamentos para facilitar o uso da ferramenta, além de um suporte sempre à disposição para sanar dúvidas e corrigir possíveis problemas.
Conte com o ERP da Omie!
O sistema de gestão da Omie é ideal para facilitar a administração do seu negócio e tornar o processo de gestão muito mais simples, fluido e organizado. Contando com o sistema ERP Omie, você poderá se dedicar às atividades mais estratégicas, pois saberá que o operacional estará muito bem resguardado. Mude para a Omie e confira de perto todos os benefícios que essa solução tecnológica pode oferecer para a sua empresa.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: