Quando pensamos em diferentes formas de desenvolver um relacionamento duradouro com o cliente podemos citar estratégias como a persona, o mapa da jornada do cliente ou a análise do comportamento do consumidor.
Entretanto, o que todas essas ferramentas têm em comum, mas que poucos percebem, é que, para que elas consigam mesmo entender o público, se apoiam em ideias da psicologia. Entre elas o Behaviorismo!
Também chamado de teoria comportamental, essa é uma linha de raciocínio da psicologia que diz que todas as ações humanas podem ser condicionadas. Muito famoso por causa dos estudos de B. F. Skinner, o behaviorismo vem tomando conta do marketing por ser a maneira mais simples de influenciar seu consumidor.
Para te ajudar a conquistar o cliente, vamos nos aprofundar nos assuntos behavioristas!
O que é o Behaviorismo?
Conforme mencionamos, o behaviorismo é uma vertente de estudos da psicologia que tem por principal diretriz o ideal de que todos os comportamentos humanos podem ser adquiridos por meio do condicionamento e da aprendizagem
Desse modo, cria-se uma teoria que nos ensina como moldar as ações das pessoas por meio do pensamento condicionante.
De acordo com os estudiosos da área, isso irá acontecer graças às respostas dos indivíduos ao ambiente em que são colocados.
Em breve vamos explicar melhor como esse processo de condicionamento pode funcionar, mas por hora devemos entender um pouco mais sobre as influências do behaviorismo em nossa empresa.
Se eu te pedir para imaginar a seguinte figura: uma letra M maiúscula em amarelo e um fundo vermelho. Que marca isso te lembrou?
Se você respondeu McDonald’s isso é graças ao behaviorismo!
No marketing, essa vertente da psicologia atua ao condicionar associações entre imagens, sons ou quaisquer outros gatilhos a marcas específicas. Essa associação ajuda não somente no desenvolvimento do reconhecimento das empresas, como também influencia as escolhas dos clientes.
Isso pelo motivo de que grande parte de nossas decisões diárias são feitas com base na heurística. E por isso, estar presente no inconsciente dos consumidores é tão essencial!
Condicionamento Clássico
Para entendermos como o behaviorismo funciona na prática, precisamos compreender suas duas linhas de raciocínio.
A primeira delas é o condicionamento clássico! Desenvolvido por Ivan Pavlov, essa teoria nos diz que por meio de um estímulo neutro, que se associa a um estímulo natural, somos capazes de influenciar o comportamento de uma pessoa de forma condicional.
Isso significa que ao criar um gatilho específico, somos capazes de gerar comportamentos recorrentes.
Um exemplo é a ideia do logo do McDonald’s que falamos a pouco. Através de um estímulo, que foi a imagem que pedi para que pensasse, você foi capaz de ter um comportamento condicionado, no caso se lembrar da marca em específico.
Condicionamento Operante
O condicionamento operante é a segunda vertente behaviorista que temos que aprender.
Diferente do tópico anterior, aqui as ações são condicionadas por uma relação de ganho e perda que nomeamos de reforço.
Basicamente, o que acontece é que quando um comportamento positivo é realizado, se dá um reforço positivo para estimulá-lo, mas quando algo negativo é feito, uma punição é aplicada.
Podemos ver a ação do condicionamento operante em nosso dia a dia, como quando uma mãe coloca uma criança de castigo, ou quando somos recompensados com brindes e promoções pelas lojas.
No fim tudo se resume a fixar um pensamento e associá-lo a uma ação específica.
Conclusão
O behaviorismo é uma das estratégias da psicologia que mais estreita laços com o marketing.
Por se tratar diretamente do comportamento dos clientes, não precisamos de grandes estudos para compreender sua importância. E agora que já sabe um pouco mais sobre o assunto, comece a perceber as oportunidades que a vertente behaviorista tem a oferecer para a sua empresa!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: