A busca por descobrir o que os clientes desejam e qual a melhor forma de chegar até eles é diária. Assim como as possibilidades de ferramentas, estratégias e pesquisas que podemos utilizar para isso.
Contudo, dentre as inúmeras opções, uma que pouco se fala, mas que é perfeita para se ter um conhecimento aprofundado do público, é a Avaliação Comportamental.
Ela vai te ajudar a encontrar padrões de comportamento, hábitos, necessidades e fatores de influência que atingem diretamente o seu cliente. Desse modo, vamos conhecer essa estratégia a fundo para conseguirmos olhar para os consumidores de modo muito mais otimizado e certeiro!
O que é a Avaliação Comportamental?
Podemos entender a Avaliação Comportamental como sendo uma estratégia de pesquisa que vai avaliar os clientes a fim de descobrir o que tem “a cara deles”.
Por mais que essa definição não pareça gerar tanta credibilidade assim, o que torna a avaliação essencial ao marketing é que ela une diversos pontos e ferramentas de pesquisa em um único lugar.
Na prática, a avaliação vai traçar a forma de agir e interagir entre um cliente específico, no caso as personas, e uma empresa. Por isso, podemos até brincar que ao fim da Avaliação Comportamental você será capaz de conhecer seu cliente como conhece seu melhor amigo!
Para que ela chegue às suas conclusões, essa estratégia vai utilizar dados quantitativos e qualitativos que seu negócio já fornece, mas olhará para eles de uma outra maneira, muito mais interpretativa.
Esses dados serão selecionados de acordo com as necessidades de cada empresa. Assim, se o seu negócio deseja saber qual a relação entre os clientes e a sua adesão a suas campanhas nas redes sociais, dados importantes para serem interpretados são o total de cliques em relação às impressões que aquele anúncio teve.
E o que torna a avaliação comportamental tão valiosa é que ela vai além. Nesse nosso exemplo, olhar para os não-cliques e entender porque os clientes não se sentiram cativados a engajar no anúncio pode nos dizer muito mais do que aqueles que engajaram.
Motivos para fazer uma avaliação comportamental
Agora que já sabemos o que a Avaliação Comportamental é, precisamos entender como ela influencia em nossos negócios.
E antes de entrarmos em detalhes sobre ela, deixamos como dica o texto “Avaliação Comportamental: Como Conhecer seu Cliente?”, no qual você aprenderá o passo a passo para criar sua própria investigação.
Personalizar conteúdo
A primeira grande vantagem de conhecer seu cliente por meio da avaliação é que ela te ajuda a entender quais são os pontos mais importantes a serem personalizados para o seu clientes.
A personalização é essencial para se destacar, de modo que 41% dos consumidores afirmaram trocar de empresas quando elas não oferecem um conteúdo personalizado, segundo a Accenture.
Assim, o entendimento completo do consumidor que conseguimos aqui faz toda a diferença.
Fidelização
Quase como uma consequência de oferecer uma experiência personalizada ao seu cliente, e também influenciar na melhoria da Customer Experience da sua jornada, a avaliação contribui ainda para fidelizar mais consumidores.
A conta é simples. Quanto mais conhecemos o público, mais fácil é conseguir convencê-lo e fidelizá-lo.
Otimização da empresa
Mais um benefício da avaliação comportamental é que a grande quantidade de dados estudados e suas interpretações vão ajudar os negócios a entenderem onde devem ou não focar seus esforços.
Com isso, a otimização de campanhas de marketing, atendimento, gestão, entre outros, se torna muito mais objetivas.
Valor para o cliente
Por fim, a vantagem mais importante de todas é o valor que a avaliação consegue agregar para os clientes.
Uma outra pesquisa, também feita pela Accenture em 2017, revelou que 49% dos consumidores esperam um reconhecimento de seu valor como “bons clientes” da marca.
Isso significa que, com a avaliação, somos capazes de agregar valor ao consumidor entregando o que ele precisa da melhor maneira possível e fazendo com que ele se sinta reconhecido no negócio.
Conclusão
A Avaliação Comportamental é uma estratégia que por vezes é esquecida pelo marketing digital por se relacionar totalmente com os estudos da psicologia. Mas no fim é isso que a torna especial!
Agora que já conhece essa ferramenta de interpretação de clientes, comece a usá-la e conquiste o seu público.
Outros artigos interessantes: