Esta é uma surpresa que ninguém estava à espera, o regresso de um “Windows Phone”, mas isso não aconteceu da forma que poderias pensar. Um membro da comunidade XDA Developers — kdrag0n — conseguiu correr Windows 11 no seu Google Pixel 6. Este feito foi apenas possível graças a uma nova funcionalidade (Kernel-based Virtual Machine) encontrada na developer preview do Android 13.
Ao contrário do que seria esperado, kdrag0n revelou que de um ponto de vista de usabilidade, a performance do Windows 11 no Google Pixel 6 foi surpreendente, permitindo realizar a grande maioria das funções do sistema operativo da Microsoft sem grande problema. Para comprovar o nível de desempenho impressionante, o desenvolvedor publicou até um vídeo do smartphone a correr o mítico jogo Doom.
De uma forma um pouco mais detalhada, o Android 13 permite um acesso facilitado à máquina virtual baseada no kernel que está embutida no Android. Kdrag0n conseguiu então tirar proveito desta novidade, desbloqueado por completo a virtualização no seu Pixel 6, permitindo-lhe funcionar praticamente a velocidades nativas.
Os Windows Phones já desapareceram há algum tempo, e ainda que muitos utilizadores possam ainda estar de luto, não há qualquer indício de que possam regressar no futuro. Até mesmo dispositivos da Microsoft, como o surface Duo 2, chegam equipados com o sistema operativo Android, apresentando apenas um launcher personalizado para ser parecido com o Windows 11.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários