Indo direto ao ponto, a resposta é sim!
Talvez você não conheça o que é a Ancoragem, mas se interessou. Afinal, ela é uma estratégia de persuasão que te auxilia a chegar mais perto de seus clientes e atraí-los de forma muito mais simples e efetiva.
Trabalhando em conjunto com outras ferramentas do marketing de persuasão, como os gatilhos mentais, a Ancoragem é capaz de tornar seus produtos e serviços muito mais atrativos aos olhos dos clientes.
Se deseja descobrir como essa estratégia é colocada em prática e o que você pode fazer para ajustá-la a sua empresa, fique de olho nas dicas que vamos te dar!
O que é Ancoragem?
Antes de tudo, precisamos entender o que é a ancoragem e como ela funciona.
Assim como o seu nome sugere, a ancoragem vai se apoiar em elementos da sua empresa, sejam eles preços, quantidades ou o que mais quiser, de forma a criar um patamar de comparação que deixa seus produtos mais atrativos.
Ela funciona literalmente como uma âncora, puxando a atenção dos seus clientes para o ponto que você quer que eles olhem.
A ancoragem é uma estratégia que funciona muito bem no marketing, porque a comparação, ainda que de forma inconsciente, sempre vai acontecer quando os clientes estão consumindo. Eles podem comprar seus preços com o de concorrentes, ou os diferentes tamanhos de um mesmo produto, e fixar esse ponto de âncora onde é melhor para a sua empresa é uma tática muito inteligente.
O que faz a ancoragem funcionar tão bem é que, além das comparações serem recorrentes, a percepção que temos sobre as coisas se altera facilmente de acordo como elas são apresentadas. Para te provar, vamos fazer um experimento simples.
Imagine que você tenha apenas cinco segundo para realizar a seguinte conta:
- 1x2x3x4x5x6x7x8x9x10
E apenas mais cinco segundo para realizar esta também:
- 10x9x8x7x6x5x4x3x2x1
Qual delas dá o maior resultado?
Na década de 1970, os pesquisadores Amos Tversky e Daniel Kahneman realmente fizeram essa pergunta para as pessoas e descobriram que a grande maioria dizia que a letra B dava um maior resultado. Porém, ambas as contas dão o mesmo valor.
O que acontece então é que na letra A nossa ancoragem se baseou nos primeiros números apresentados, nos levando a imaginar que a conta daria um número menor em comparação a letra B, onde nossa âncora eram os números maiores.
Veja como a perspectiva influencia em nossas percepções. No marketing isso também acontece, e vamos te mostrar como!
Exemplos de Ancoragem na prática
O primeiro tipo de ancoragem que vamos te mostrar é também o mais clássico deles: o preço original versus o desconto.
Quem nunca se sentiu atraído por uma promoção? Isso acontece porque, ao colocarmos essa ancoragem em prática, a perspectiva do cliente se altera.
Assim, se oferecermos um produto em promoção, ele vai ser visto de uma maneira. Mas se o compararmos com o seu preço sem desconto, os clientes passaram a dar muito mais importância ao quanto vão economizar do que ao quanto vão pagar, se tornando mais propícios à compra.
Outro exemplo, muito visto em canais de assinatura, é a comparação entre preços mensais e anuais. Para explicar, vamos usar esse print que retiramos da empresa ZOOM.
Se pararmos para pensar na quantidade de dinheiro que vamos gastar nesse momento de compra, a comparação entre $14.99 e $149.90 parece simples de ser resolvida, já que são quase $135 de diferença.
Entretanto, ao colocarmos o preço mensal como uma âncora, o valor do ano parece muito mais atrativo. O fato de deixarem claro que o cliente poupará $30 com essa compra também auxilia a fortalecer essa ancoragem.
Por fim, vamos falar da percepção de preços. Ela funciona ao encontrar uma âncora muito extrema, seja positiva ou negativamente, para que sirva de base e torne o seu real objetivo mais atrativo.
Para exemplificar, vamos dar uma olhada no cardápio do restaurante nova iorquino Serendipity 3. Em 2010 eles lançaram um prato chamado “Foot-Long Haute Dog”, que nada mais era do que um cachorro-quente com diversos ingredientes refinados. E o seu valor? $69.00!
Com isso eles criaram uma âncora extrema, de modo que, em comparação, o hambúrguer do restaurante, que era o real objetivo de venda, passou a parecer muito mais atrativo por custar apenas $17.95.
E se quiser saber mais sobre esses e outros tipos de ancoragem, basta acessar o conteúdo que separamos para você!
Conclusão
A Ancoragem é uma estratégia efetiva que atrai e conquista os clientes de forma simples. Usando da percepção que os consumidores já têm, somos capazes de moldá-los a nosso benefício.
Então o que está esperando? Comece a pôr a ancoragem em prática ainda hoje em sua empresa!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: