O conceito de casa inteligente já vem há muito tempo habitando o imaginário popular. A primeira coisa que vem à mente ao pensar em uma casa que responde a comandos de voz são os filmes de ficção científica dos anos 80 e afins. Mas, na realidade, as casas inteligentes já estão entre nós.
Hoje em dia, com o avanço da robótica e engenharia, já é possível ter uma casa que garante conforto e resposta rápida a todas as necessidades diárias. Geladeiras que sabem quando substituir a comida, portas que se trancam sozinhas, iluminação e som controlados pelo uso de apps são só alguns exemplos das possibilidades dentro desse tema.
E o assunto, afinal, tem a ver com luxo ou com conforto? Pode parecer uma novidade restrita aos mais financeiramente avantajados, mas a verdade é que a casa automatizada, inteligente, segura e confortável também pode ser adquirida dentro de um orçamento modesto.
Na realidade, muitas das automações e ferramentas oferecidas por uma casa inteligente ajudam a garantir a economia. Em especial, a energia pode ser poupada e melhor aproveitada. Tudo que é necessário é um investimento inicial, e daí pra frente as vantagens se apresentam sem demora.
Quais os produtos disponíveis no mercado?
Começando pela economia na limpeza, os robôs aspiradores estão em alta e já vêm em diferentes modelos, um mais acessível que o outro. A vantagem desses eletrônicos é poder manter a casa limpa, sem o esforço das vassouras e sem os gastos de luz desnecessários com aspiradores convencionais.
Alguns modelos mais avançados se adaptam à casa, escaneando o ambiente e operando de maneira inteligente. Esses modelos ficam um pouco abaixo na lista de acessíveis, mas o investimento pode valer muito a pena.
Ainda dentro das necessidades básicas de uma casa, existem lâmpadas inteligentes capazes de serem programadas para ligar e desligar nas horas de interesse. Esses modelos costumam ser controlados por voz ou por apps de celular, sendo capazes de emitir diferentes espectros de luz e diferentes tipos de intensidade. Além de tudo isso, muitos produtos do tipo operam na ideia de que, quanto mais atualizada a tecnologia, mais ela deve ser voltada para a economia e sustentabilidade.
E, quando o assunto é segurança, já é possível encontrar fechaduras inteligentes, que funcionam por biometria ou mesmo por reconhecimento de face. É possível controlar remotamente quem sai e quem entra dentro de casa ou quem tem acesso a determinados cômodos. Junto a isso, os atuais sistemas de câmeras integradas também permitem o monitoramento do lar, através de smartphones.
E, se o assunto é entretenimento e lazer, o que não faltam são modelos de telas e smart TVs. Todos os modelos disponíveis têm versões acessíveis no mercado. Existem sistemas de som que vão muito além do home theater, popular nos anos 2000.
Se o assunto é conforto, os avanços dessa era já chegaram a um ponto onde é possível encontrar camas no formato de cápsula, inteligentes, que se adaptam ao seu corpo, sabem quando inclinar sua cabeça durante o sono e quando abrir e fechar cortinas. Claro, quando se chega a esse ponto, já estamos falando sobre avanços que ainda prometem estar disponíveis para todos. Por enquanto, nada substituirá sua fiel cama box.
O futuro dos filmes de ficção científica não está mais no horizonte. Agora, ele é real! Aos poucos, essas tecnologias se tornam mais proeminentes, e a casa inteligente começa a ser uma realidade para muitas famílias. Não irá demorar muito até que todos tenham acesso ao conforto, praticidade e economia que a tecnologia pode oferecer
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: