A Google está agora a enfrentar um novo processo nos Estados Unidos, onde foi recentemente acusada de “subornar” a Apple para ser utilizado o seu motor de busca em todos os dispositivos iOS. Esta não é a primeira vez que a obscura parceria entre as duas gigantes dá origem a bastante polémica.
Ao que parece, só no ano passado a Google pagou cerca de 15 mil milhões de dólares à Apple. Este negócio acabou por trazer grandes receitas à gigante de Cupertino ao longo dos anos, rendendo mais que muitos dos seus serviços.
Este acordo parece ter ainda algumas cláusulas que quebram várias leis de “competição livre”, visto que além da utilização do motor de busca da Google, a empresa requer ainda que a Apple atrase o desenvolvimento do seu próprio motor de busca, garantindo assim um fácil monopólio deste mercado.
Apesar do acordo, vários rumores ao longo dos anos afirmam que a Apple continua a trabalhar no seu próprio motor de busca.
Acordo entre a Google e Apple pode resultar em multa recorde
Não há ainda detalhes sobre possíveis resultados deste novo processo, mas julgando pelo histórico dos últimos anos, esta situação poderá facilmente resultar numa multa multimilionária.
Além do monopólio do mercado dos motores de busca e grandes compensações monetárias, existe ainda uma outra cláusula que causa controvérsia.
De acordo com os detalhes revelados no processo, a Google partilhava ainda uma fatia das receitas de AdSense geradas nos dispositivos da Apple, tornando todo o negócio ainda mais rentável para a empresa de Tim Cook.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
[mc4wp_form id=”104690″]
Outros artigos interessantes:
Comentários