Segundo a IBM, dois terços dos casos de violação analisados, que deram origem a roubo de dados, foram provocados por erros na programação
Os crimes virtuais e roubo de dados têm se tornado cada vez mais frequentes. O roubo de informações sigilosas sempre foi uma preocupação de diversas empresas, e, com os avanços tecnológicos, a maneira como isso é feito também mudou.
Com a maior utilização de computadores e celulares no dia a dia, seja em casa ou no trabalho, aumenta cada vez mais o número de vítimas desses crimes, que agora não se restringem apenas às pessoas jurídicas. No entanto, alguns dados apontam que grande parte desses casos poderia ser evitada com a solução de erros simples.
Como se proteger do roubo de dados
A melhor forma para manter seus dados protegidos e garantir uma melhor segurança de seus dispositivos é mantê-los atualizados com as últimas versões do sistema operacional disponibilizadas pelos desenvolvedores. Além disso, outras medidas que podem ser tomadas para obter uma maior segurança de dados é manter os aplicativos e programas atualizados – é preferível ter a atualização automática permitida –, ter um antivírus instalado e manter o firewall do sistema operacional ativado.
Esses pontos são de suma importância para manter a proteção das informações armazenadas nos dispositivos, pois os programadores atualizam constantemente os mecanismos de segurança dos sistemas e programas. Como os criminosos que cometem essas violações estão sempre à procura de uma brecha nos códigos e nas políticas de segurança, é imprescindível possuir as versões mais recentes com a implementação das políticas de segurança mais atuais.
O método que tem se tornado mais frequente para manter os dados importantes é através da nuvem. As nuvens são ambientes virtuais que permitem o armazenamento de dados e arquivos fora do armazenamento interno dos aparelhos. Elas são indicadas porque, em caso de comprometimento de um dispositivo, como um computador da empresa conectado à rede local, os arquivos mantidos na nuvem estão protegidos por outro mecanismo de segurança, criando uma barreira que não pode ser quebrada tão facilmente.
As nuvens também são uma forma mais barata para proteger os documentos e as informações importantes. Com a adoção do ambiente virtual, as empresas não precisam mais investir grandes quantias de dinheiro em instalação e manutenção de complexos sistemas de armazenamento, como os data centers, que exigem máquinas caras e possuem um consumo de energia bastante alto.
Existem diversas empresas que oferecem o serviço especializado em armazenamento e proteção de dados na nuvem. É possível analisar os programas ou aplicativos que oferecem as melhores vantagens, como capacidade mais alta, interface mais rápida e agradável e também com funções mais úteis.
Apesar de o armazenamento na nuvem ser bastante popular e seguro, ainda existe a possibilidade deles sofrerem ataques de hackers, e, como foi apontado pela pesquisa da IBM, a maior parte desses ataques poderia ser evitada. Segundo levantamento divulgado pela empresa, mais da metade dos casos de roubo de dados na nuvem seria impedida com a programação correta de aplicativos, bancos de dados e políticas de segurança.
O relatório Cloud Security Threat Landscape concluiu que dois terços dos casos de violação de dados na nuvem analisados foram permitidos pela configuração incorreta dos aplicativos. Os dados de brechas de segurança em ambiente virtual computados foram do segundo trimestre de 2020 até o mesmo período de 2021. Outro motivo de quebra de segurança apontado pelo relatório foram os problemas com senhas, que apareceram em vários dos testes realizados pela equipe do levantamento.
É extremamente importante investir em mecanismos para proteger os dados salvos na nuvem, pois ela pode conter informações sensíveis, confidenciais ou tratar de grandes valores em dinheiro, como dados de transações bancárias em leilões de casas, saldo em poupança ou outros investimentos. Para isso, as empresas que oferecem esse serviço devem realizar testes de segurança periódicos e manter os códigos de programação atualizados para evitar a entrada de criminosos nas
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: